Moradores de Jardim, no CE, fazem da festa dos 'karetas' na Semana Santa

Moradores se transformam em personagens da cultura popular.

Em Jardim, uma das cidades mais antigas da Região do Cariri, no Ceará, a festa dos karetas faz parte da tradição da Semana Santa. O cortejo dos karetas começa nesta quinta-feira (17). Até o domingo de Páscoa, muitos moradores se transformam em personagens da cultura popular, com máscaras, roupas exóticas e chocalhos e caem na brincadeira pelas ruas do município.

A preparação para os festejos é feito na Associação da Festa dos Karetas. Na sede, os moradores confeccionam as máscaras cheias de criatividade. O morador Manoel Vicente dos Santos é um dos artesãos que preparam as máscaras. "Você começa brincando, só depois vai fazer a máscara. Tenho muito prazer em fazer. É um trabalho cultural", conta. 

De acordo com Luiz Lemos, coordenador da festa, a tradição surgiu no final do século XIX na zona rural da cidade. Os primeiros karetas eram agricultores, se fantasiavam e saíam do campo para comemorar o início da colheita. O funcionário público Flávio Vidal participa dos festejos há mais de vinte anos. "É a única festa cultural que ainda existe em Jardim graças ao trabalho da associação. É bem divertido."

No museu histórico municipal de Jardim, há um lugar reservado para guardar as memórias dos karetas, como máscaras que marcaram épocas, das mais tradicionais às mais modernas. As mais antigas eram feitas de peles de animais. As mais atuais são pensadas com os materiais de reciclagem, como o papelão.

Do G1 CE