Crato-CE: Professora da URCA se emociona com as fantasias em homenagens a Luiz Gonzaga e a Padre Cicero
Com doutorado concluído no Rio de Janeiro, a cratense, professora da Universidade Regional do Cariri – URCA - Maria de Lourdes de Araújo, fala com muita emoção sobre a Exposição que homenageia Luiz Gonzaga, no ano do centenário de nascimento de um dos consagrados artistas brasileiros que nasceu no Exu-PE, e cantou pelo país as coisas da nossa terra.
A professora, Maria de Lourdes, disse que no Rio de Janeiro, teve a hora de participar da Escola de Samba Unidos da Tijuca, que homenageou o centenário de Luiz Gonzaga, e a qual foi a grande campeã do carnaval carioca 2012.
A Professora, Maria de Lourdes, disse que Luiz Gonzaga é muito valorizado no Rio de Janeiro, ele morou no Rio de Janeiro, ele consolidou um espaço no Rio de Janeiro representando a cultura do homem sertanejo, inclusive no início de sua carreira ele encontrou várias resistências, mais hoje ele é homenageado e honrado no Rio de Janeiro, vale ressaltar que lá o Parque São Cristóvão é um centro de tradição nordestina que tem o nome em memoria de Luiz Gonzaga, diz Lourdes.
ESCOLA DE SAMBA
O carnavalesco Paulo Barros, através da Escola de Samba Unidos da Tijuca, este ano fez uma homenagem muito bonita e justa a Luiz Gonzaga, nessa homenagem Paulo Barros, mostrou o quanto Luiz Gonzaga representou a cultura do homem sertanejo, e dentro da cultura do homem sertanejo os valores sobre a seca, a religiosidade, e outros momentos importantes que ficaram na história, por exemplo, a feira de Caruaru, com essa música Luiz Gonzaga foi homenageado, recebeu prêmios importantes por conta dessa música que gravou em homenagem a feira daquela cidade, e que por essa música a cidade ganhou fama no país, e a Escola de Samba Unidos da Tijuca fez uma homenagem belíssima à cidade de Caruaru, inclusive a presidente Dilma se fez presente a uma premiação que foi prestada aos artesãos de Caruaru quando dos desfile da Escola de Samba, que homenageou o mestre Vitelino.
Mais porque o mestre Vitalino? Questiona a professora.
Porque o mestre Vitalino é o principal artesão da feira de Caruaru por conta dos bonecos de barro da feira de Caruaru. Disse a professora.
RELIGIOSIDADE FOI OUTRO EIXO
Bom, neste ano, a religiosidade foi outro tema de dentro do enredo da Escola de Samba Unidos da Tijuca, e o carnavalesco Paulo Barro, levou para o desfile Padre Cícero, é o maior capital simbólico do Nordeste, e ele Padre Cícero e Frei Damião, são as maiores representações da religiosidade popular do homem do Nordeste.
Nesse tocante a Escola de Samba Unidos da Tijuca projetou uma ala homenageando Padre Cícero, e ai eu desfilei com a batina de padre Cícero, pois já é uma questão de identidade, porque a minha tese de doutorado foi sobre o Padre Cícero, a cidade do Padre Cícero “Trabalho e Fé” e eu minha irmã ficamos muito felizes, a emoção foi muito grande, e hoje, a gente chega na Expocrato e encontra essas fantasias aqui, muito nos emociona, transporta a gente novamente para dentro do desfile.
Para finalizar, a professora da URCA, Maria de Lourdes, parabenizou a direção da Escola de Samba Unidos da Tijuca pelo belo trabalho e pelo título de campeã do carnaval carioca 2012, ao mesmo tempo também estendeu os votos de parabéns à curadoria da exposição Sandra Nancy Freire e Marcos Aurélio Moreira Franco.
Comentários