Moradores de Sorocaba e Votorantim passam dia avaliando os prejuízos
Defesas Civis seguem contabilizando os estragos da chuva de sábado (9).
Do G1 Sorocaba e Jundiaí
As Defesas Civis de Sorocaba e Votorantim (SP) continuaram os trabalhos de rescaldo da forte chuva registrada na cidade na noite do último sábado (9). Nesta segunda-feira (11), equipes realizaram a limpeza das cidades e assistentes sociais deram apoio às famílias que tiveram as casas invadidas pela água.
Segundo Roberto Montgomery, coordenador da Defesa Civil de Sorocaba, 50 famílias estão sendo atendidas na cidade. O atendimento emergencial é realizado com a distribuição de cestas básicas e colchões para as vítimas da chuva. De todas as casas vistoriadas pela Defesa Civil, uma teve interdição completa e uma parcial. “Quando há dano estrutural que possa comprometer a segurança das pessoas, a casa é imediatamente interditada”, informou o coordenador.
Montgomery relatou que a Defesa Civil está preparada para dar atendimento emergencial para vítimas da chuva, caso novas tempestades voltem a ocorrer na cidade.
Votorantim
De acordo com Fábio Luís Rodrigues, coordenador da Defesa Civil, os trabalhos para amenizar os problemas causados pela chuva continuam em Votorantim. “Já acionamos toda a parte do aparato público. Máquinas, pessoal para fazer limpeza, caminhões pipa para ajudar na limpeza das casas. A saúde vai dar um atendimento para evitar doenças. Vamos verificar encostas, para saber se há riscos de deslizamentos”, explica Fábio.
“No domingo, assistentes sociais já deram o apoio à população, que fizeram um cadastramento, verificação dos problemas e levantamento de materiais perdidos. Nesta segunda-feira, nós continuamos com essas ações. A ideia é fazer com que as pessoas que tiveram problemas possam ter ressarcimento ou alguma ajuda da prefeitura”, afirmou Milton Moreira, secretário de Segurança Comunitária.
Uma morte
A ocorrência mais grave registrada na cidade foi a morte de uma mulher, que teve o carro arrastado pela correnteza. O corpo de Sandra Aparecida dos Santos, de 31 anos, foi localizado na manhã de domingo (10), em um córrego na avenida Jaziel Azeredo Ribeiro, na Vila Garcia.
A mulher estava dentro do carro com seu marido. O casal foi levado pela enxurrada e caiu no córrego; o rapaz tentou salvá-la, mas não conseguiu. O corpo da mulher foi enterrado nesta segunda-feira, em Piedade (SP).
Comentários