Chuva alaga região do Ibirapuera e trava Corredor Norte-Sul, em SP

Cidade tinha maior lentidão do ano por volta das 18h30 desta sexta-feira.

O temporal que atingiu São Paulo na tarde desta sexta-feira (8) deixou carros boiando na Rua Ascendino Reis, que dá acesso ao Tribunal de Contas do Município (TCM). A via fica na região do Parque do Ibirapuera, na Zona Sul da capital paulista.

Na mesma região, o temporal também travou o Corredor Norte-Sul, formado pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta e Moreira Guimarães. Com 215 km de filas às 17h30, os paulistanos enfrentaram recorde de lentidão do ano.

A cidade chegou a ter 34 pontos de alagamentos, sendo 20 intransitáveis. Houve 24 quedas de árvores em vias importantes como Marginal Tietê e Avenida Faria Lima. O Aeroporto de Congonhas chegou a ficar fechado por quase uma hora e duas linhas da CPTM foram afetadas por quedas de raios, segundo a empresa.

Na Zona Sul, funcionários do Tribunal de Contas do Município disseram ao G1 que pelo menos seis carros boiaram por causa da enchente que atingiu a praça.

As águas chegaram até a entrada do estacionamento do TCM. Um motorista de ônibus entrou em pânico e precisou da ajuda para manobrar o veículo.

Semáforos com problemas
Por causa da chuva, 93 semáforos estavam fora de funcionamento na cidade. A Alameda Santos com Joaquim Eugênio de Lima era um dos pontos sem sinalização.

Entre os semáforos, 31 estavam em amarelo piscante e 62 apagados.

Congestionamento recorde no ano
A cidade registrou o maior índice de lentidão no trânsito do ano. Às 18h30, a capital paulista tinha 261 km de filas. Em 2013, o recorde anterior era de 187 km de lentidão no dia 1º de fevereiro, às 19h.

Alagamento
A cidade teve um total de 34 pontos de alagamento nesta tarde. No horário, ainda havia 17 pontos de alagamento ativos na capital paulista, seis deles intransitáveis:

- Alameda dos Maracatins, em ambos os sentidos, próximo à Avenida Iraí.
- Praça Quatorze Bis, sentido único, cruzamento com a Rua Manoel Dutra.
- Avenida Roque Petroni Junior, sentido Diadema, no cruzamento com a Rua Cancioneiro Popular.
- Praça Pan-Americana, sentido único, próximo à Avenida Antônio Batuira.
- Rua Funchal, nos dois sentidos, próximo à Rua Gomes de Carvalho.
- Rua Brigadeiro Haroldo Veloso, sentido único, próximo à Rua Napoleão Michel.

Trens afetados
A chuva provocou danos na rede de alimentação elétrica dos trens da Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), entre as estações Comendador Ermelino e São Miguel Paulista. Nesse trecho, trens circulam por uma via. Ônibus foram acionados acionada para atender a demanda de usuários na região.
 
Os raios também afetaram o sistema de sinalização dos trens da Linha 9 - Esmeralda, na região do Grajaú. Por esse motivo, as composições estão circulando com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações.

Granizo
Chegou a cair granizo na região da Avenida Paulista e Consolação, e os carros precisaram trafegar com faróis acesos (veja vídeo ao lado).

Quedas de árvores
Por volta das 17h, a cidade tinha 24 casos de queda de árvores. Na Avenida Rebouças, uma árvore obstruía o trânsito na faixa da esquerda, sentido bairro, na altura do número 2.876.

A faixa da esquerda da Avenida Brigadeiro Faria Lima também estava bloqueada por uma árvore no sentido Pinheiros, altura do número 1.847.

Transtornos
Leitores do G1 enviaram imagens dos transtornos que a chuva causou na cidade. Diego Aubin Miguita trabalha na Rua Gomes de Carvalho, altura do 1.300, e fez a imagem do alagamento que atingiu ruas da Vila Olímpia, na Zona Oeste. "Sempre há princípio de alagamento na rua, mas pela primeira vez em dois anos isso de fato aconteceu", disse o internauta de 26 anos.