Caixão é encontrado em frente a cemitério de Cuiabá após limpeza

Secretaria de Serviços Urbanos da capital diz que vai tomar providências.

Dhiego MaiaDo G1 MT

Um caixão foi encontrado em um lixão acumulado em frente ao cemitério Piedade, considerado o mais tradicional de Cuiabá. O objeto foi flagrado em meio a restos de flores artificiais, vasos e galhos de plantas na calçada do espaço, que está localizado na região central da capital.

A doutora em Astronomia, Telma Couto da Silva, contou ao G1 que levou um susto quando deparou com o caixão ao alcance de qualquer pessoa. Ela esteve no local neste sábado (2) para visitar o túmulo de parentes, entre eles, da tia Ana Maria do Couto May, figura marcante da sociedade cuiabana que sagrou-se como a primeira mulher a presidir a Câmara de Vereadores da capital.

 “É uma falta de respeito com a família e a pessoa que morreu. Como eles podem deixar um caixão assim desse jeito?”, questionou.

Ela disse ainda ao G1 que o vaso de vidro comprado por ela para acondicionar flores artificiais foi arrancado do túmulo da família, provavelmente, no mês de janeiro. O mesmo, segunda ela, aconteceu com centenas de outros túmulos.

“Eles fizeram uma limpeza no túmulo das pessoas e arrancaram os vasos e as flores levadas por todos os parentes dos entes-queridos. Eu vi um monte de vasos de flores acumulados no local. Eu comprei as flores, gastei dinheiro para isso. Eu deveria ter sido avisada que isso iria acontecer”, afirmou.

Outro lado

A administração do cemitério Piedade está terceirizada desde fevereiro de 2012. Três empresas funerárias da capital estão responsáveis pelos serviços de limpeza, conservação e segurança do local pelos próximos 10 anos. O G1, até o fechamento desta reportagem, não conseguiu falar com  os representantes das empresas responsáveis para obter uma explicação sobre a presença do caixão na calçada do cemitério.

Apesar da concessão, a secretaria de Serviços Urbanos da capital diz que monitora os serviços prestados pelas empresas. O secretário da pasta, Rogério Varanda, reconheceu que o caixão não \'deveria ter ficado no local\'. Ele explicou que o objeto pode ter sido colocado na calçada, provavelmente, após \'a retirada dos restos mortais de alguma pessoa enterrada no local\'. Ele disse que iria tomar providências em relação ao caso.

Já em relação à retirada dos vasos de plantas, o secretário disse que a ação visa conter os focos de dengue e, que antes da retirada dos objetos dos túmulos, fez ampla divulgação da medida. “Vamos autorizar daqui para frente apenas a instalação de vasos com perfurações que não acumulam água”, finalizou. Além do Piedade, os cemitérios do Porto e Coxipó foram terceirizados na capital.

Caixão foi encontrado em meio a lixão em calçada do cemitério (Foto: Telma Couto da Silva)

Além do caixão, vasos de plantas estão acumulados em calçada do local (Foto: Telma Couto da Silva)

Caixão foi flagrado em lixão no cemitério mais tradicional de Cuiabá (Foto: Telma Couto da Silva)