Tartarugas são soltas em praia de Vitória após meses de tratamento

Antes de ser resgatados, animais haviam comido lixo e estavam doentes.

Daniela CarlaDo G1 ES

Depois de alguns meses em recuperação, dois filhotes de tartaruga, encontrados doentes em uma praia de Vitória, foram devolvidos para o mar na manhã deste sábado (29). Os filhotes têm dois anos e estavam sob os cuidados do Projeto Tamar, na capital.

De acordo com o gestor do Centro de Visitantes do projeto, Paulo Rodrigues, os filhotes estavam doentes porque haviam comido lixo que encontraram no mar. Segundo a equipe do Tamar, dentro de um dos animais foram encontrados diversos materiais, entre eles pedaços de plástico, isopor e borracha.

"Eles se alimentaram de lixo e chegaram bem magrinhas. Depois, a gente foi vendo que no primeiro atendimento elas estavam eliminado o plástico. A quantidade é muito grande para um bicho relativamente pequeno”, explicou Rodrigues. Ainda de acordo com o gestor, durante a recuperação as tartarugas foram tratadas e ficaram dentro de um taque recebendo todo os cuidados.

“As pessoas têm que tratar melhor os ambientes, os animais e contribuir para que a casinha deles seja mais saudável, sem plástico, sem lixo e com menos poluição”, destacou a Paulo. Quem acompanhou a soltura, como a técnica em laboratório Denise Nascimento, disse que aprova a iniciativa e lembra que a situação é um alerta. “Eu gostei muito. Na verdade mostra que a gente tem que preservar mais”, disse.