Anatel faz 'caçada' e encontra torre de celular suspeita de interferir no sinal que afeta os voos do aeroporto em Guarulhos

Voos da Gol, Latam e Azul foram afetados. Mesma falha ocorreu no dia 29 e chegou a cancelar voos.

Por Carlos Henrique Dias, Leonardo Pinheiro, g1 SP e TV Globo

Fiscais da Anatel — Foto: Divulgação

Anatel tenta achar fonte de interferência do Aeroporto Internacional de SP

Fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fizeram buscas pela fonte de interferên-cia que afeta o Sistema de Posicionamento Global (GPS) no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, nesta terça-feira (3). Voos de companhias aéreas registraram atrasos e cancela-mentos.

No final da tarde, os fiscais localizaram uma torre de celular no Pari, região central da capital pau-lista, suspeita de ser a fonte da interferência. Segundo a GRU Airport, o sinal do GPS foi normali-zado às 17h.

"A gerência da Anatel São Paulo havia detectado, pela manhã, sinais interferentes com estações de monitoração da Anatel presentes no aeroporto internacional de Guarulhos, o que motivou a imediata diligência a campo com equipes de fiscais para nova tentativa de localização da fonte interferente", disse em nota.

Segundo apurado pelo g1, os fiscais da agência chegaram a desligar a torre e começaram os testes de medições, que devem terminar na quarta-feira (4).

"São análises espectrais com equipamentos específicos denominados analisadores de espectro. Conseguem detectar os sinais interferentes", explicou Marcelo Scabarozi, gerente regional da Anatel. Quando a torre foi desligada, o sinal atenuou, mas ainda precisam dos novos testes para confirmar a possível fonte.

Torre de celular na região central de São Paulo 

Em nota à TV Globo, a Gol disse que, devido a interferências no sinal de sistema GPS no aeroporto de Guarulhos (GRU), a Companhia registrou impactos pontuais na sua operação.

"A situação, que afeta também outras companhias aéreas, está sendo gerenciada em conjunto com a administração aeroportuária. Todos os clientes afetados estão recebendo as facilidades previstas. A Companhia reforça que as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na segurança, valor número 1 da GOL."

A Azul confirmou que dois voos foram cancelados. "A Azul informa que, devido a problemas no sistema de GPS do aeroporto de Guarulhos, os voos AD4826 (Guarulhos-Curitiba) e AD2818 (Curitiba - Guarulhos) precisaram ser cancelados.

Já os voos AD4769 (Guarulhos-Cuiabá), AD2836 (Guarulhos Recife), AD6072 (Guarulhos - Belém), AD4830 (Guarulhos-Curitiba) e AD2749 (Guarulhos Recife) decolaram com atraso pelo mesmo motivo.

Os Clientes impactados estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolu-ção 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e serão reacomodados em outros voos da Companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Companhia."

Por volta das 13h50, a Latam disse que suas operações no aeroporto já estavam normalizadas.

"Algumas decolagens sofreram atrasos na manhã desta terça-feira devido a questões técnicas do aeroporto, fato totalmente alheio ao controle da LATAM."

Segundo a concessionária GRU, devido à intermitência no sistema de navegação (GNSS), que é específico para aeronaves, algumas empresas aéreas enfrentaram atrasos pontuais nas decola-gens do aeroporto de Guarulhos. "Os sistemas do aeroporto e os de navegação aérea seguem operando normalmente."

Ainda de acordo com a GRU, as equipes técnicas trabalham na identificação e tratativa do problema. Os pilotos reportaram a mesma falha do dia 29 de agosto para a Torre.

Na semana passada, o problema chegou a provocar cancelamentos de diversos voos com origem ou destino ao aeroporto. O número de quantos voos foram suspensos, entretanto, não foi divulgado.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/09/03/anatel-faz-cacada-e-encontra-torre-de-celular-suspeita-de-interferir-no-sinal-que-afeta-os-voos-do-aeroporto-em-guarulhos.ghtml