Academia Nacional de Medicina lamenta morte de oito médicos em acidente aéreo em SP
Queda de ATR-2 da Voepass deixou 62 pessoas mortas em Vinhedo
Por O Globo — Rio de Janeiro
Avião com 62 pessoas a bordo cai em Vinhedo São Paulo - Foto Reprodução - Globo — Foto: oglobo
A Academia Nacional de Medicina lamentou, neste sábado, a morte dos médicos que estavam entre os passageiros do avião ATR-2 da Voepass que caiu em Vinhedo (SP). Esse é o acidente aéreo com o maior número de mortos em solo brasileiro desde a tragédia da TAM, em 2007, no Aeroporto de Congonhas, quando houve 199 óbitos.
"Neste momento de dor e consternação, nos solidarizamos especialmente com os familiares, ami-gos e colegas dos médicos que estavam a bordo da aeronave, profissionais dedicados que se dirigiam a um congresso de medicina", diz a nota da instituição.
Em nota, o Conselho Regional de Medicina do Paraná disse que ao menos oito médicos morreram no acidente. A entidade divulgou o nome de quatro dos profissionais.
Entre eles estão Arianne Albuquerque Estevan Risso e Mariana Comiran Belim, residentes de oncologia clínica no Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan). Elas viajaram para São Paulo para comparecer a um congresso de oncologia.
A Uopeccan publicou uma nota agradecendo pelo trabalho das profissionais: "Profissionais compe-tentes e que encontraram na Uopeccan a realização de um sonho: salvar vidas! Médicas humanas, que atendiam todos os pacientes com muita dedicação, carinho e respeito. Não é à toa que eram recorrentes os elogios às duas em nossas ouvidorias. Era muito nítido o amor que ambas tinham pela profissão. Agora, só nos resta a saudade e lembranças de duas jovens médicas que partiram cedo demais".
A Sociedade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Paraná (SRP) confirmou que o radiolo-gista Leonel Ferreira foi uma das pessoas que estava no voo. Ele viajava para São Paulo para passar o Dia dos Pais com seu filho. Leonel era cascavelense e proprietário do Centro de Imagem de Cascavel, inaugurado em 1994.
Sarah Sella Langer, de 35 anos, era alergista e imunologista. Em suas redes sociais, ela postava entrevistas dadas à imprensa sobre o tema e participação em eventos dentro da especialidade médica.
https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2024/08/10/academia-nacional-de-medicina-lamenta-morte-de-oito-medicos-em-acidente-aereo-em-sp.ghtml
Comentários