Quaest: para eleitores, economia, violência e questões sociais são os principais problemas do Brasil

Foram entrevistadas 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em 120 municípios entre os dias 5 e 8 de julho

Em abril de 2023, violência era a principal preocupação para 12% dos entrevistados, atrás dos outros dois temas. Em julho, entretanto, chegou a 19%, empatando tecnicamente com eles no 1º lugar.

Por Arthur Stabile, Artur Nicoceli

Os brasileiros consideram que economia, violência e questão sociais são os principais problemas do país, conforme pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (10).

Foram entrevistadas 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em 120 municípios entre os dias 5 e 8 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos.

Veja os números

Economia: 21%;

Violência: 19%;

Questões sociais: 18%;

Saúde: 15%;

Corrupção: 12%;

Educação: 8%.

Embora estejam tecnicamente empatadas como principais preocupações dos eleitores, economia, violência e questões sociais têm tido trajetórias diferentes no histórico de pesquisas da Quaest

Em abril de 2023, a economia era, disparada, a principal preocupação do brasileiro, com 31% das menções. Desde agosto, entretanto, esse indicador tem recuado.

A violência, por outro lado, era apontada em abril de 2023 por 12% dos entrevistados como o principal problema do país. Desde dezembro, entretanto, vem em tendência de alta, até atingir os atuais 19%.

As questões sociais chegaram a recuar dos 22% de abril para 13% em dezembro mas, desde então, vêm em tendência de alta. 

Imagens ilustrativas via google

https://g1.globo.com/politica/noticia/2024/07/10/quaest-principais-problemas-do-brasil.ghtml