Retirada família que invadiu prédio histórico em Fernando de Noronha

por Ana Clara Marinho |

As polícias Civil e Militar, técnicos da administração do distrito e representantes do Conselho Tutelar realizaram a retirada de uma família que invadiu as ruínas do antigo presídio feminino de Fernando de Noronha. O prédio é histórico localiza-se na Vila dos Remédios. A retirada foi executada na sexta (08), depois de muita negociação. Na noite da quinta (07), o governo local recebeu a informação de que quatro pessoas – um casal e duas crianças – estavam alojaradas no prédio, com móveis e tudo, para morar.

O técnico do setor de Infraestrutura da administração da ilha, Adeilson Oliveira,  tentou fazer a remoção ainda durante a noite, mas a família se negou a sair. José Simplício Neto, 30 anos, um dos invasores, disse que entrou no prédio porque não tem onde morar com a mulher e duas filhas, uma com três anos e outra com apenas um mês. “Eu já fiz várias solicitações ao governo para ter uma casa ou um terreno. Como não fui atendido, invadi este prédio para chamar a atenção das autoridades”, disse.

Simplício afirmou que tem problemas com os parentes e que não pode morar na casa da mãe nem da sogra. “A administração do distrito fez uma série de casas e eu soube que pessoas sem filhos vão ser contempladas. Isso não é justo”, avalia José Simplício Neto. Adeilson Oliveira explicou que o prédio invadido  não tem condições de moradia. “A Defesa Civil fez uma perícia e determinou que a área fosse isolada. Outras pessoas já moraram aqui, mas nós fizemos a remoção por uma questão de segurança”, informou Adeilson.

O comandante da Polícia Militar em Noronha, capitão Alexandre Tavares, coordenou as negociações com o invasor. Ele explicou que a família corria risco de morte, uma vez que o prédio tem diversos problemas. estruturais. O comandante também explicou que José Simplício estava cometendo uma série de crimes, com invasão de patrimônio público e dano a prédio histórico. “Eu não me nego a sair, mas quero saber para onde vou”, afirmou. Depois de muita conversa, os invasores aceitaram sair do prédio e foram para a casa de um parente. “Nós  trabalhamos para remoção pacífica e foi isso que aconteceu”, informou o capitão Tavares.

Aldeia de Sentenciados

O prédio invadido é a única edificação da época do sistema carcerário que funcionou em Fernando de Noronha por mais de 200 anos. A área tem 1.275 metros quadrados. A “Aldeia dos Sentenciados” está localizada na Vila dos Remédios, na antiga Praça d’Armas, próxima ao Palácio São Miguel. No século passado, quando houve a permissão para serem enviadas mulheres presas ao arquipélago,  passou a abrigar as sentenciadas e virou presídio feminino.