Apagão: uma das falhas ocorreu no Ceará, diz ministro

Ministro participa de coletiva para explicar o apagão registrado em várias cidades brasileiras

Autor Armando de Oliveira Lima 

Ministro das Economias Alexandre Silveira e autoridades da EDP Brasil em lançamento da 1 molécula de H2V no Ceará Pecem (Foto: Samuel Setubal) Crédito: Samuel Setubal 

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na tarde desta terça-feira, 15, que foram precisos "dois grandes eventos de grande magnitude concomitantes em linhas de alta capacidade" para causar blackout em todo o País. Um deles pode ter ocorrido no Ceará.

"O último relatório da ONS apontam que o único evento que se pode afirmar até este momento é este no norte do Nordeste, mais precisamente no Ceará. Mas pela robustez do sistema nos leva a presumir que tivemos um segundo evento que nos leve a uma falha dessa magnitude", afirmou.

Ele explicou que houve uma sobrecarga na região do Ceará que fez o sistema entrar em colapso naquela região. "ONS imediatamente agiu, modulou a carga que estava chegando no Sul, Centro-Oeste e Sudeste, o que fez que alguns locais tivessem perda energética. O fato é que Norte e Nordeste tiveram perda abrupta do sistema."

Ele ressaltou, no entanto, que dados técnicos devem ser revelados após 48 horas. Também informou que está oficiando o Ministério da Justiça para que seja aberto um inquérito policial para que apure com detalhes o que poderia ter ocorrido.

Sobre o processo de reestabelecimento de carga de energia, ele reforçou que o funcionamento no Nordeste demorou mais para se reestabelecido porque foi onde estava o problema.

"Norte e Nordeste sofreram mais tempo sem energia porque o ocorrido aconteceu no Nordeste brasileiro. Quando sistema detectou colapso, ele protegeu onde não tinha episódio. Nordeste foi onde aconteceu o evento e provavelmente o segundo também."

Apagão desta terça é maior do Brasil desde 2009; veja casos anteriores

O apagão de energia elétrica na manhã desta terça-feira, 15, pode ser o maior do Brasil desde 2009, em quantidade de estados afetados. 25 das 26 Unidades Federativas (UFs), além do Distrito Federal, foram atingidas pelo blecaute, que representou uma queda de 25% na carga total do sistema nacional.

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o “evento de grande porte” desta terça interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga. No Ceará, a energia elétrica foi reestabelecida às 12h14min, informou a distribuidora Enel em nota.

Este é pelo menos o oitavo apagão a atingir mais de uma região do País desde 1999, e primeiro desde 2018. A incidência nas regiões Norte e Nordeste é notada em casos anteriores. Veja abaixo quando 

Apagões no Brasil: 1999

76 milhões de pessoas ficaram no escuro no apagão de 1999. Na época, Portugal recebia eletricidade do Brasil e também foi impactado por uma descarga elétrica em uma subestação em São Paulo.

O apagão afetou 60% do território nacional, marcando presença nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da parte norte do país lusitano.

Apagões no Brasil: 2001

Uma falha humana em uma subestação de SP causou o blecaute de 2001, que atingiu o Sudeste. Em julho daquele ano, o então-presidente Fernando Henrique Cardoso começou um programa de investimentos na construção de termelétricas que serviriam como reserva de complementação.

Apagões no Brasil: 2009

28 mil megawatts foram desligados no apagão de 2009, um dos maiores dos últimos 100 anos. Além de estados do Paraguai, 18 UFs foram afetadas, enquanto 14 outras ficaram no escuro parcial.

Uma tempestade causou a falha no sistema elétrico do País. Quase 60 milhões de pessoas permaneceram sem energia elétrica por até seis horas, configurando um dos blecautes mais longos já registrados.

Apagões no Brasil: 2011

O blecaute de fevereiro de 2011 atingiu todos os estados do Nordeste, exceto Maranhão, e foi causado por pane em subestação localizada em Jatobá, Pernambuco. Moradores de Alagoas, Bahia e Pernambuco acordaram, na manhã seguinte ao apagão, com abastecimento de água afetado.

Apagões no Brasil: 2012

Um incêndio em duas subestações causou o apagão de outubro de 2012, que impactou toda a região Nordeste, o Distrito Federal, Tocantins e Pará. Dois meses depois, em dezembro, um problema na hidrelétrica de Itumbiara, em Goiás, atingiu seis estados.

Apagões no Brasil: 2018

83 milhões de habitantes do Norte e do Nordeste ficaram sem luz na tarde de 21 de março de 2018, quando uma sobrecarga na Subestação Xingu, no Pará, causou o desligamento de cerca de 18 mil megawatts.

Apagões no Brasil: 2020

Apesar de não ter sido nacional, um dos apagões mais recentes registrados no País foi no Amapá, em 2020. 13 dos 16 municípios do estado nortista foram afetados durante pelo menos 22 dias não consecutivos. A energia foi reestabelecida em sistema de racionamento, até um segundo blecaute total, em 17 de novembro. O sistema foi eventualmente reestabelecido no dia 24.

Leia mais em: https://www.opovo.com.br/noticias/economia/2023/08/15/apagao-uma-das-falhas-ocorreu-no-ceara-diz-ministro.html