Homem é resgatado vivo após dez horas soterrado em escombros de desabamento de prédio em Olinda;

Ao ser encontrado, por volta da meia-noite, o ferido tinha um desconforto respiratório

Edifício Leme desabou na noite da quinta (27) e deixou cinco mortos e, ao menos, cinco feridos. Bombeiros ainda buscam uma vítima, uma mulher de 60 anos.

Por g1 PE

Bombeiros tiram de escombros de prédio homem ferido em desabamento

Um homem de 53 anos encontrado soterrado por escombros do prédio que desabou em Olinda foi resgatado com vida na manhã desta sexta (28) pelos bombeiros (veja vídeo acima). O ferido foi identificado apenas como Ebenezer. Ele foi levado ao Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na região central do Recife.

O desabamento aconteceu por volta das 22h e o homem foi achado pouco depois das 8h. Ele deu entrada no hospital às 9h, com um trauma na perna esquerda, necessitando passar por um procedimento cirúrgico. O estado de saúde, segundo a unidade, é considerado estável.

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ele conseguia sentir as pernas e mexer os dedos do pé no momento do resgate.

Ebenezer estava falando, consciente e orientado, segundo o médico Marcos Pablo, do Samu. Ao ser encontrado, por volta da meia-noite, o ferido tinha um desconforto respiratório. Por isso, recebeu uma máscara de oxigênio. Ele foi monitorado a cada 30 minutos até ser resgatado.

Homem soterrado por prédio em Olinda sente as pernas e consegue mexer dedos, diz médico

"Da cintura para cima, eu consigo ver. Os membros inferiores, a gente não consegue visualizar, porque ainda estão soterrados. Ele mostra-se muito colaborativo, diz que consegue sentir os membros e mexer os dedos dos pés. Isso dá esperança para a gente, mostra que ele não deve ter algum traumatismo, alguma paraplegia, isso é muito animador", disse o médico.

A esposa de Ebenezer era uma das vítimas buscadas em meio aos escombros, segundo o major Osvaldo Carneiro, supervisor de operações do Corpo de Bombeiros. O corpo de Maria José Barbosa da Silva, de 52 anos, foi encontrado sem vida na tarde desta sexta (28).

O desabamento aconteceu por volta das 22h da quinta (27). Na tarde desta sexta (28), os bombeiros ainda buscavam outras três pessoas, todas mulheres. De acordo com a Defesa Civil de Olinda, oito dos 16 apartamentos desabaram.

Ainda segundo a Defesa Civil, o imóvel estava interditado desde 2000.

Homem é retirado vivo de escombros de prédio que desabou em Olinda — Foto: Reprodução/TV Globo

Vítimas do desabamento

Heverton Benedito dos Santos, de 13 anos, encontrado morto;

Rodolfo Henrique Pereira da Silva, de 31 anos, achado morto;

Maria José Barbosa da Silva, de 52 anos, achada morta;

Juliana Alves dos Santos, de 32 anos, e Flávia Raxane Alves da Silva, de 16 anos - mãe e filha;

José Ebenezer, de 53 anos, resgatado vivo e levado para o Hospital da Restauração. Vai passar por procedimento cirúrgico, mas o estado de saúde é considerado estável, segundo a unidade de saúde;

Um homem de 44 anos, chamado José Fernandes da Silva, que deu entrada na Unidade de Trauma do Hospital da Restauração às 23h57. De acordo com a unidade de saúde, sofreu uma fratura na mão, passou por cirurgia na manhã desta sexta (28) e tem quadro de saúde considerado estável;

Lais Letícia de Lima Silva e Jenifer Cristiane Paiva dos Santos, ambas com 25 anos, encaminhadas para a UPA da PE-15, em Olinda: chegaram à meia-noite e tiveram alta às 2h;

Luane Carneiro da Silva Nascimento, de 30 anos, levada para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, na Região Metropolitana. De acordo com a unidade de saúde, ela segue em observação, com quadro estável, sem gravidade.

Uma pessoa ainda desaparecida em meio aos escombros.

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2023/04/28/homem-e-retirado-vivo-de-escombros-de-predio-que-desabou-em-olinda-video.ghtml