Bombeiros fazem buscas por homem levado por enxurrada no ABC Paulista; capital tem regiões em estado de atenção para alagamentos

Bombeiros já receberam 67 chamadas da população

Por g1 SP e TV Globo — São Paulo

Córrego em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, na tarde deste sábado — Foto: Alfredo Peres/TV Globo

Segundo o CGE, moradores da capital devem evitar ruas alagadas e não enfrentar correntezas. Em São Bernardo do Campo, equipes tentaram encontrar uma vítima.

Os bombeiros em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, fizeram buscas por um homem de aproximadamente 50 anos levado pela enxurrada. As equipes entraram no rio no início da tarde deste sábado (3), mas o trabalho foi paralisado por volta das 17h.

Na Rua Cravinhos, em São Bernardo do Campo, as fortes correntezas prejudicaram as buscas pelo morador. Vizinhos indicaram à TV Globo o local do desaparecimento, onde há uma pequena ponte de madeira.

“Meu marido é teimoso. Falamos pra ele ir pela ponte de cimento. Nós rodamos aqui tudo e nada”, disse Silvia Miranda sobre as buscas.

A estrutura improvisada por moradores liga a área de São Bernardo a Santo André.

Homem é levado por enxurrada em São Bernardo do Campo

Segundo os bombeiros, até as 17h24 na capital e na Região Metropolitana de São Paulo foram registrados 67 chamados para queda de árvores e 16 para enchentes.

Chuva em SP

A chuva que atingiu a cidade de São Paulo no início da tarde deste sábado (3) deixou todas as regiões em estado de atenção para alagamentos, segundo informou o Centro de Gerenciamento de Emergências, da prefeitura.

Término dos estados de atenção para alagamentos:

Zona Norte das 15h00 às 18h20

Zona Oeste das 15h00 às 18h20

Marginal Pinheiros das 15h00 às 18h20

Marginal Tietê das 15h00 às 18h20

Estados de atenção encerrados anteriormente:

Zona Leste das 14h15 às 17h10

Zona Sul das 14h15 às 17h10

Zona Sudeste das 14h15 às 17h10

Centro das 15h00 às 17h10

Ainda de acordo com o CGE, o tempo abafado ajudou a gerar áreas de instabilidade sobre a Grande São Paulo. Os pontos mais intensos se concentram no ABC paulista, atingindo de forma mais isolada as Zonas Sul, Sudeste e Leste, que fazem divisa com essa região.

Nas próximas horas, entretanto, o tempo segue instável e novas áreas de chuva podem atingir outros pontos da cidade.

O órgão informou que algumas medidas podem ser tomadas para amenizar os efeitos dos alagamentos:

Evitar transitar em ruas alagadas

Não enfrentar correntezas

Ficar em um local seguro e, se precisar, pedir ajuda

Ficar longe da rede elétrica e não parar debaixo de árvores

Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligar para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) por meio do número 156 ou acessar o site da CET para saber a situação do trânsito nas principais vias

Previsão

Os próximos dias seguem com condições típicas de verão, ou seja, sol entre nuvens, tempo abafado e pancadas de chuva concentradas no final das tardes.

No domingo, os termômetros variam entre mínimas de 20°C e máximas que podem chegar aos 28°C.

As chuvas devem retornar na forma de pancadas entre a tarde e o decorrer da noite, associadas principalmente com o calor e a propagação de áreas de instabilidade vindas do interior.

A segunda-feira (5) deve ser mais um dia abafado, com sol entre nuvens na Grande São Paulo.

As mínimas oscilam em torno dos 20°C, enquanto as máximas podem superar os 27°C. A propagação de áreas de instabilidade mantém o tempo instável, com condições para pancadas de chuva que devem se concentrar entre o final da tarde e o início da noite.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/12/03/chuva-deixa-regioes-da-cidade-de-sp-em-estado-de-atencao-para-alagamentos-na-tarde-deste-sabado.ghtml