Baleia-jubarte e filhote são avistados no mar de Boa Viagem, no Recife

Elas estão na migração para atividade reprodutiva, em busca de águas mais quentes nas regiões tropicais

Animais chegaram a cerca de 3 quilômetros da costa. Segundo biólogo, presença é explicada por ser época de reprodução dessa espécie.

Jubarte e filhote foram vistos a cerca de 3 quilômetros da costa do Recife, neste sábado (10) — Foto: Tiago Baracho/WhatsApp

Por Katherine Coutinho, g1 PE

Uma baleia-jubarte e seu filhote foram vistos a cerca de 3 quilômetros da orla da praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, neste sábado (10). No vídeo, é possível ver os dois animais nadando tranquilamente e interagindo (veja vídeo acima).

O registro foi feito pelo empresário Tiago Baracho, que é um apaixonado por imagens aéreas e bichos. Acostumado a usar o drone na orla, ele contou que tem sido frequente avistar baleias.

"Ontem [sexta], elas estavam a uns 5 quilômetros. Consegui ir [com a câmera] até uns 4,2 quilômetros, mas tive que voltar. Hoje, elas chegaram a 2,9 quilômetros e consegui registrar. Está cheio de baleias [na costa do Recife], é impressionante", relatou.

Desde julho, as baleias têm encantado moradores e frequentadores de Boa Viagem, que já registraram elas saltando ao longe. No fim de agosto, Baracho também conseguiu filmar um trio de jubartes bem perto da costa.

Coordenador institucional do projeto Golfinho Rotador de Noronha e professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Flávio Lima afirmou que a dupla avistada neste sábado (10) é formada por uma baleia-jubarte fêmea e seu filhote, nascido provavelmente nessa estação.

"Elas estão na migração para atividade reprodutiva, em busca de águas mais quentes nas regiões tropicais. Isso ocorre entre os meses de setembro e novembro, dezembro. Quando em novembro e dezembro, elas começam a retornar para as áreas de alimentação. No caso da população que a gente está vendo nessa região do Recife, elas são oriundas do extremo sul da América do Sul", disse Lima.

O especialista disse que os registros de animais dessa espécie no litoral estão mais frequentes porque os estoques populacionais estão sendo repostos. Isso significa dizer que há mais jubartes. Inclusive, elas saíram da lista de espécies ameaçadas de extinção.

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2022/09/10/baleia-jubarte-e-filhote-sao-avistadas-no-mar-de-boa-viagem-no-recife.ghtml