Datafolha: 58% acham que Bolsonaro atrapalha vacinação de crianças contra Covid

61% das mulheres acham que Bolsonaro está mais atrapalhando do que ajudando na vacinação de crianças

Por g1

O presidente Jair Bolsonaro durante coletiva de imprensa no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após receber alta no dia 5 de janeiro de 2022 — Foto: André Ribeiro/Futura Press/Estadão Conteúdo

Para 25% dos entrevistados, presidente mais ajuda do que atrapalha. Pesquisa foi realizada por telefone com 2.023 pessoas, em todos os estados do país, entre os dias 12 e 13 de janeiro.

A maioria dos brasileiros acredita que o presidente Jair Bolsonaro mais atrapalha do que ajuda a vacinação de crianças contra a Covid-19, aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (17). Para um quarto dos entrevistados, Bolsonaro mais ajuda do que atrapalha.

A pesquisa de opinião foi realizada por telefone com 2.023 pessoas com 16 anos ou mais, em todos os estados do país, entre os dias 12 e 13 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os 58% dos entrevistados de 16 anos ou mais de idade que acham que o presidente mais atrapalha do que ajuda equivalem a 97,3 milhões de pessoas, segundo o Datafolha. Os 25% que acreditam que Bolsonaro mais ajuda que atrapalha equivalem a quase 42 milhões de brasileiros.

A pergunta feita aos entrevistados foi:

Na sua opinião, o presidente Jair Bolsonaro está agindo mais para ajudar ou atrapalhar na vacinação de crianças contra a Covid?

Mais para ajudar: 25%

Mais para atrapalhar: 58%

Nem para ajudar nem para atrapalhar: 2%

Não sabe: 14%

Na divisão por sexo, 61% das mulheres acham que Bolsonaro está mais atrapalhando do que ajudando na vacinação de crianças, enquanto 32% dos homens acreditam que ele está mais ajudando do que atrapalhando.

Os grupos que mais acreditam que o presidente mais atrapalha são:

Entrevistados com ensino superior: 66%

Pessoas que têm 60 anos ou mais: 64%

Pessoas com renda entre 2 e 5 salários mínimos: 61%

Mulheres: 61%

Os grupos que mais acreditam que o presidente mais ajuda são:

Evangélicos: 36%

Pessoas que possuem renda mensal familiar acima de dez 10 mínimos: 32%

Homens: 32%

Pessoas entre 45 e 59 anos: 30%

Pessoas que estudaram até o ensino médio: 28%

A pesquisa Datafolha mostrou também que 79% dos brasileiros apoiam a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 e que 17% dos entrevistados são contra

https://g1.globo.com/saude/coronavirus/vacinas/noticia/2022/01/17/datafolha-58percent-acham-que-bolsonaro-atrapalha-vacinacao-de-criancas-contra-covid.ghtml