Acidente entre caminhão, ônibus e van deixa 12 pessoas mortas na BR-101

Outras 22 pessoas ficaram feridas, sendo que cinco estão em estado grave

Imagens mostram acidente entre ônibus, van e caminhão que transportava eucalipto na BR-101 — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Sobe para 12 nº de mortos em acidente entre ônibus, van e caminhão que transportava eucalipto na BR-101

Batida aconteceu na noite de quarta-feira (29), no trecho do distrito de Mundo Novo, em Eunápolis, no sul da Bahia. Outras 22 pessoas ficaram feridas e cinco delas têm estados de saúde mais grave.

Por g1 BA

Acidente entre caminhão, ônibus e van deixa 12 pessoas mortas na BR-101

Subiu para 12 o número de mortos em um acidente envolvendo um ônibus, uma van e um caminhão bitrem que carregava eucalipto, na noite de quarta-feira (29), na BR-101. A batida aconteceu no trecho do distrito de Mundo Novo, que fica na cidade de Eunápolis, sul da Bahia.

A pista só foi liberada na manhã desta quinta-feira (30), após a retirada do caminhão e do ônibus da via. Segundo a polícia, entre as vítimas estão os motoristas do coletivo e da van, e duas crianças – de 1 e 10 anos.

Outras 22 pessoas ficaram feridas, sendo que cinco estão em estado grave no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Uma delas – uma criança –, está em situação mais delicada, internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Seis feridos seguem no Hospital Regional de Eunápolis e os outros 11 já tiveram alta médica.

O acidente aconteceu no Km 703, por volta das 20h de quarta. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão bitrem seguia em direção a Itabuna. Em uma curva, o ultimo vagão do veículo tombou, desprendeu e rodou na pista.

Acidente na BR-101 no sul da Bahia deixa pelo menos 12 mortos. — Foto: Arte G1

O vagão estava com as toras de eucalipto e atingiu o ônibus e a van, que seguiam no sentido contrário da pista. O ônibus fazia a linha Itacaré/Porto Seguro, já a van ia de Eunápolis para Itabuna. O motorista do caminhão fugiu do local, sem prestar socorro às vítimas. [Veja simulação do acidente abaixo]

O inquérito de apuração do caso já foi aberto pela delegacia de Eunápolis. De acordo com o delegado Hermano Costa, o advogado do condutor do caminhão entrou em contato com a unidade policial e informou que ele vai se apresentar na manhã de sexta-feira (1º).

Ainda conforme o delegado, a defesa do motorista alegou que ele fugiu do local por medo de ser linchado pelas testemunhas. Hermano detalhou ainda que a van envolvida no acidente não era usada para transporte de pessoas, era um veículo familiar.

Simulação do acidente

Na região onde o acidente aconteceu não há câmeras de segurança, que poderiam ter registrado o momento da batida. A TV Bahia preparou uma simulação de como o acidente aconteceu, com base no relato de testemunhas. [Veja vídeo acima]

Momentos após o acidente, passageiros do ônibus registraram, em vídeo, o ocorrido. As imagens mostram muitas pessoas em pé, acompanhando o socorro prestado por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Também no vídeo é possível ver alguns feridos no chão, aguardando para serem atendidos. Houve uma confusão no local e pedaços de eucalipto ficaram espalhados por toda a pista.

A empresa do coletivo é a Rota Transportes. Por meio de nota, a companhia lamentou a morte do motorista e informou que está dando assistência aos passageiros feridos e às famílias dos que morreram.

Depois que o ônibus foi retirado da pista, ele foi levado para um galpão. O veículo ficou totalmente destruído, principalmente na frente, onde fica a cabine do motorista. [Veja vídeo abaixo]

Todos os vidros foram quebrados e as poltronas se deslocaram de lugar com o impacto da batida. Além disso, o motor e carroceria ficaram totalmente retorcidos.

Por meio de nota, a empresa mineira Gomes Transportes de Almenara, responsável pelo caminhão que transportava o eucalipto, informou que lamenta profundamente a situação. Disse que o acidente foi causado por falha mecânica, que as circunstâncias ainda serão apuradas e que está prestando todo apoio necessário as vitimas.

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/09/30/sobe-para-12-no-de-mortos-em-acidente-entre-onibus-van-e-caminhao-que-transportava-eucalipto-na-br-101.ghtml