Incêndio na Chapada dos Veadeiros completa 1 semana e consome área equivalente a 18 mil campos de futebol

Com a ajuda de sopradores e dos aviões carregados com água, o fogo foi controlado.

Neste domingo, bombeiros, brigadistas do ICMBio e voluntários atuaram para combater novos focos de fogo. Polícia investiga se incêndios são criminosos.

Por Danielle Oliveira, G1 GO

Incêndio na Chapada dos Veadeiros destrói mais de 18 mil hectares de cerrado

O incêndio que atinge a Chapada dos Veadeiros completou uma semana e já consumiu uma área equivalente a 18 mil campos de futebol. Neste domingo (19), bombeiros, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e voluntários atuaram para combater novos focos de fogo. Polícia investiga se incêndios são criminosos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas já consumiram 18,6 mil hectares da vegetação. Logo cedo, brigadistas combateram uma grande queimada às margens da GO-239, em Alto Paraíso de Goiás. Com a ajuda de sopradores e dos aviões carregados com água, o fogo foi controlado.

“Empreendemos esforços durante toda a manhã para debelar esse incêndio, que ameaçava o Parque Nacional, ele foi debelado por volta de 12h e as equipes do ICMBio permanecem no terreno fazendo o monitoramento para evitar a reignição desse incêndio”, contou o capitão Luiz Antônio Dias Araújo, dos bombeiros.

A Polícia Civil ainda investiga se os incêndios na Chapada dos Veadeiros, que começaram no último domingo (12), são criminosos. Luiz Antônio, que é coordenador da força-tarefa que combate às chamas no local, acredita que o fogo tenha sido causado por um incendiário.

“Começamos o dia com um novo incêndio às margens da rodovia que vai para São Jorge. Esse incêndio consistia em dois focos distintos e claramente indicavam que havia ali uma ação de um incendiário, haja vista que não havia outros focos próximos para que ele fosse considerado um foco secundário e muito menos condições climáticas para que fosse um fogo natural”, disse.

Incêndio na Chapada dos Veadeiros completa 1 semana — Foto: Reprodução/TV Globo

Ainda segundo o capitão dos bombeiros, as equipes seguem fazendo o monitoramento das áreas durante a noite.

“O serviço de monitoramento continua em outros dois pontos e ele vai se estender durante toda a noite para que a gente tenha certeza absoluta que não há risco de reignição”, disse.

O Parque Estadual Águas do Paraíso, que reabriria neste domingo, continuou fechado. Segundo o ICMBio, não há focos de incêndio no interior do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que segue recebendo turistas. Os brigadistas, bombeiros e voluntários estão controlando as chamas no entorno imediato.

Incêndio deixa turistas isolados no Vale da Lua, em Alto Paraíso de Goiás

Incêndio

O fogo começou no Vale da Lua no domingo (12). Cerca de 100 turistas que estavam no local ficaram isolados na área devido ao fogo. Eles tiveram que esperar cerca de 1h30 para serem resgatados.

No mesmo dia, um brigadista voluntário ficou ferido ao cair no fogo enquanto ajudava no combate ao incêndio. Ele escorregou de uma ribanceira e caiu dentro do fogo, foi atendido em um hospital e liberado em seguida para seguir tratamento em casa.

Na quarta-feira (15), o incêndio provocou o fechamento do Parque Estadual Águas do Paraíso, pois uma linha de fogo com 7 km de comprimento começou a se aproximar da unidade.

Na sexta-feira (17), Agentes da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil, monitoram por satélite o incêndio.

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2021/09/19/incendio-na-chapada-dos-veadeiros-completa-1-semana-e-consome-area-equivalente-a-18-mil-campos-de-futebol.ghtml