Manifestantes entram em confronto com PM em visita do ministro da Educação em Nova Odessa

Milton Ribeiro também disse que a manifestação foi de alunos que não querem estudar

Estudantes protestam contra ministro da Educação em Nova Odessa (SP) — Foto: Reprodução/EPTV

Por G1 Piracicaba e Região e EPTV

Evento com ministro da Educação tem protesto de estudantes e confusão com a PM em Nova Odessa; Grupo se reuniu para fazer ato contra Milton Ribeiro e foi retirado pela Polícia Militar do local onde ocorria o encontro.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, esteve, neste sábado (21), em um evento em Nova Odessa (SP) com os representantes dos governos municipais da região. Um grupos de estudantes fez um protesto contra o titular da pasta do lado de fora e foi retirado a força pela Polícia Militar do portão do local. [assista ao vídeo acima]

O encontro ocorreu no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa, onde normalmente é feita a vacinação contra a Covid-19 no município. Excepcionalmente, neste sábado a imunização foi suspensa.

Antes da chegada do ministro ao ginásio, representantes de organizações estudantis se reuniram para o ato. Os manifestantes pediam mais oportunidades nas universidades e garantia de acesso à internet para alunos de baixa renda que tiveram o ensino prejudicado durante a pandemia.

"Nós gostaríamos muito que ele estivesse nos recebendo no prédio do Ministério da Educação para uma reunião. Somos estudantes, não somos lixo, não somos ameaça. Mas ele nega a nos receber, então nós estamos aqui pra ver se ele passa a escutar os estudantes", afirmou Rozana Barroso, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

Recentemente, o ministro afirmou que a "universidade deveria, na verdade, ser para poucos". Ele defendeu que as verdadeiras "vedetes" (protagonistas) do futuro sejam os institutos federais, capazes de formar técnicos.

Confronto

O ministro chegou de máscara ao encontro com prefeitos e secretários da região, mas retirou o objeto durante o evento.

Após a entrada de Milton Ribeiro no ginásio, os estudantes que estavam do lado de fora, no portão, foram retirados a força pela Polícia Militar. Vídeos mostram o momento do confronto entre manifestantes e policiais.

A assessoria do Ministério da Educação afirmou que em nenhum momento pediu a retirada dos manifestantes.

Em sua fala durante o evento, o ministro da Educação falou sobre a manifestação dos estudantes, o que chamou de "bagunça". "Eu tenho certeza que nenhum desses meninos barulhentos pertencem às cidades de vocês. Estão estudando. Gente que estuda não tem tempo de fazer bagunça", afirmou.

Milton Ribeiro também disse que a manifestação foi de alunos que não querem estudar. "Se eu estivesse falando que as escolas tinham que estar fechadas, talvez muita gente não viria reclamar de mim, mas eu quero as escolas abertas."

Politização

Durante o evento, Milton Ribeiro voltou a falar sobre ideologia de gênero. Ele afirmou querer tirar toda a "questão de politização, de ideologia, ideologia de gênero" das escolas.

"Eu respeito sempre a orientação de cada um, mas não podemos violentar a inocência das nossas crianças querendo ensinar aquilo que lá no futuro, lá na frente, quando elas tiverem maturidade, elas vão poder discernir com muito mais propriedade. Não vou permitir que isso entre em livros didáticos para crianças de 6 a 10 anos e ponto final."

Ribeiro se envolveu em outras falas polêmicas recentemente, ao dizer que há crianças com grau de deficiência em que 'é impossível a convivência'. Depois o ministro pediu desculpas pela que disse.

Ensino profissionalizante

Ribeiro também defendeu o ensino profissionalizante. "De que adianta você ter um diploma na parede, o menino faz inclusive financiamento do Fies [Fundo de Financiamento ao Estudante], que é um instrumento útil, mas depois ele sai, termina o curso e fica endividado. E não consegue pagar porque não tem emprego", disse.

Segundo ele, o Brasil precisa de mão de obra técnica, por isso quer implementar escolas profissionalizantes.

"É isso que parte da esquerda odeia, que é a carteira de trabalho. Eles não gostam disso e é isso que nós queremos dar, a oportunidade dos nossos jovens trabalharem através de um curso profissionalizante."

Evento técnico

A intenção do encontro era fazer atendimento aos prefeitos da região com dirigentes do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O evento era para orientar sobre convênios e programas federais, políticas públicas voltadas para a área da educação e critérios de prestação de contas.

https://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2021/08/21/evento-com-ministro-da-educacao-tem-protesto-de-estudantes-e-confusao-com-a-pm-em-nova-odessa.ghtml