Sucuri gigante é flagrada por pescador tomando sol em árvore de MS

O produtor rural e pescador amador acredita que a sucuri que registrou em vídeo, possa ter mais de 5 metros.

Pescador que fez o registro acredita que a cobra tem mais de 5 metros. — Foto: Rony Dronov

Sucuri gigante é flagrada por pescador tomando sol em árvore de MS: 'Parecia que ela estava posando'; 

Rony Dronov, produtor rural, estava descendo o Rio Dourados e, ao ver a cobra, pegou o celular para fazer o registro. 'Se eu não filmasse, o pessoal ia pensar que era história de pescador'.

Por José Câmara, G1 MS

Sucuri gigante é flagrada 'posando' para vídeo de pescador, em rio de MS

Poderia até ser uma daquelas "histórias de pescador", inventadas para mostrar uma conquista durante a pescaria. Mas esta é real e comprovada: o produtor rural Roney Dronov se deparou com uma sucuri gigante tomando sol, em uma árvore, no leito do Rio Dourados, em Mato Grosso do Sul.

Dronov, de 35 anos, contou ao G1 que estava acompanhado do pai durante a pescaria, e para o produtor rural, a sensação de ver a sucuri gigante foi "única".

"Estava descendo o rio, eu e meu pai pescando. Quando nos deparamos com a sucuri na árvore, eu me assustei com o tamanho dela, porque no vídeo aparece só uma parte, o restante da cobra estava enrolada e dentro da árvore", contou Dronov.

O produtor rural e pescador amador acredita que a sucuri que registrou em vídeo, na última sexta-feira (9), possa ter mais de 5 metros.

"Eu acredito que era bem mais de 5 metros, tinha muita cobra ali. Eu e meu pai estávamos pescando, descendo o rio bem quietinho. De longe eu avistei ela e avisei o meu pai. Chegamos perto do toco e a cobra nem ligou, ficou bem quietinha, parecia que ela estava posando para nós", rindo ao lembrar da cena, disse Dronov.

O pescador ao chegar em casa, com medo de que os amigos e familiares não acreditassem que ele tinha visto a sucuri gigante, postou o vídeo nas redes sociais imediatamente.

"Cheguei em casa e a primeira coisa que fiz foi postar o vídeo, porque ninguém acreditaria. Fui postar para não falarem que era história de pescador", pontuou.

Sucuris 'exibidas' no inverno

Ficar cara a cara com uma sucuri. Estes eventos têm sido mais frequentes ultimamente nos rios de Mato Grosso do Sul.

O G1 ouviu especialistas para saber os porquês destes flagrantes. Eles explicaram que as baixas temperaturas e o período reprodutivo estão atrelados diretamente à aparição das serpentes. Com isso, os registros aumentam durante o final do outono e começo do inverno.

Em Bonito, região sudoeste de Mato Grosso do Sul, expedições para avistar esses animais que podem chegar até 7 metros de comprimento, atraem fotógrafos subaquáticos de várias parte do mundo.

Eles vão até o local em busca desses flagrantes que representam, na verdade, a oportunidade de observar – e registrar – esse animais.

Em 2020, essas excursões foram canceladas por conta da pandemia. (Veja o vídeo abaixo).

Sucuris gigantes são flagradas durante expedições de fotógrafos subaquáticos em rios do MS

Sucuris 'bombaram' nas redes

Com a ausência de pessoas em alguns pontos turísticos de Mato Grosso do Sul, por causa das restrições impostas pela pandemia, houve um aumento de registro de sucuris.

As imagens despertam curiosidade para alguns e muito medo para outras pessoas.

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2021/07/15/sucuri-gigante-e-flagrada-tomando-sol-por-pescador-em-rio-de-ms-parecia-que-ela-estava-posando-video.ghtml