SP tem maior nº de internados com Covid-19 desde o início da pandemia, com mais de 16 mil pessoas em UTIs e enfermarias

Entre hospitais públicos e particulares, 75,3% dos leitos de UTI destinados a pacientes com coronavírus estão ocupados

Profissionais de saúde durante atendimento em leito de UTI Covid em Ribeirão Preto, SP — Foto: Reprodução/EPTV

Número de mortes por Covid-19 registrado nas últimas 24h também foi o maior desde o início da pandemia, e taxa de ocupação de UTIs no estado de São Paulo foi a terceira maior da série histórica. Média móvel de mortes registrou tendência de alta, com valor 18% maior que o confirmado 14 dias atrás.

Por Patrícia Figueiredo, G1 SP e TV Globo — São Paulo

O estado de São Paulo registrou nesta terça-feira (2) o maior número de pessoas internadas com Covid-19 desde o início da pandemia. São 16.359 pacientes com suspeita ou confirmação da doença em todo o estado, sendo 9.332 em leitos de enfermaria e 7.027 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A secretaria estadual nunca havia informado valor maior que 16 mil internados.

A taxa de ocupação de UTIs Covid registrada nesta terça-feira é a terceira maior desde o final de maio de 2020, quando o governo estadual passou a divulgar o dado diariamente. Apesar de o estado ter batido o recorde de pacientes internados, a ocupação não atingiu seu maior número porque o número de leitos disponíveis foi ampliado, reduzindo assim a taxa de ocupação.

Entre hospitais públicos e particulares, 75,3% dos leitos de UTI destinados a pacientes com coronavírus estão ocupados. O valor foi maior apenas nos dias 24 e 28 de maio de 2020, durante a primeira onda da pandemia. Na Grande São Paulo, a taxa de ocupação das UTIs nesta terça é de 76,7%.

São Paulo teve nesta terça-feira outro recorde da pandemia: o maior número de mortes por Covid-19 em 24h desde o início da série histórica, com 468 novos óbitos, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde. Com os novos registros, o estado chegou a 60.014 mortes provocadas pela doença.

As novas confirmações em 24 horas não significam, necessariamente, que as mortes aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os números costumam ser menores aos finais de semana e segundas-feiras, por conta do atraso na notificação nessas datas.

Média móvel de mortes

A média móvel de mortes, que leva em consideração os registros dos últimos 7 dias e minimiza as diferenças das notificações, é de 259 óbitos por dia nesta terça. O número representa uma alta de 18% em comparação com o valor registrado há 14 dias, o que para os especialistas indica tendência de estabilidade. Como o cálculo da média móvel leva em conta um período maior, é possível medir de forma mais fidedigna a tendência da pandemia.

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, também foram registrados 10.168 casos da doença nas últimas 24 horas, totalizando 2.054.867 casos confirmados do novo coronavírus desde o início da pandemia. A média móvel de casos diários está em 9.188 nesta terça.

Veja os novos registros no estado de SP nas últimas 24 horas:

468 novas mortes

10.168 novos casos

Veja o total no estado de SP desde o início da pandemia:

60.014 mortes

2.054.867 casos confirmados

Nos últimos dias, o estado vem batendo recordes sucessivos de pacientes internados com quadros mais graves da doença. No sábado (27), o total de pacientes internados em UTI superou o valor de 7 mil pela primeira vez desde o início da pandemia.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o maior valor anterior durante o primeiro pico da doença havia sido registrado em 29 de julho, com 6.250 pacientes em UTI. A gestão estadual vê risco de colapso no sistema de saúde nas próximas semanas.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/03/02/sp-tem-maior-no-de-internados-com-covid-19-desde-o-inicio-da-pandemia-com-mais-de-16-mil-pessoas-em-utis-e-enfermarias.ghtml