Gavião jovem é flagrado com cobra sem cabeça após caça no Pantanal de MS

Gavião se trata de uma ave jovem e está no processo de transição para a fase adulta.

Gavião-preto é flagrado com cobra, no Pantanal de MS. — Foto: Edu Fragoso/Foto

Flagrante foi feito pelo biólogo Edu Fragoso que há 5 anos vive no Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Por Flávio Dias, G1MS — Campo Grande

Um gavião jovem foi flagrado depois de conseguir capturar uma cobra e pousar com a serpente em uma das garras na região do Delta do Salobra, em Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A imagem feita pelo biólogo Edu Fragoso foi divulgada neste último sábado (12) em uma rede social.

Segundo Fragoso, que trabalha no Onçafari há cinco anos na região do Pantanal, a ave se trata de um gavião-preto. Ele conta que estava à campo quando fez o flagrante.

"Estava acompanhado de outro biólogo quando esse gavião passou com a cobra na nossa frente e depois pousou em uma galho. Só foi o tempo de fazer o registro e ele voou para dentro da vegetação", explicou ao G1.

Conforme o biólogo, o gavião se trata de uma ave jovem e está no processo de transição para a fase adulta.

"As plumagens ainda estão meio claras, mas com o tempo ficarão pretas e com uma faixa branca na cauda. Se trata da espécie de um gavião-preto", ressalta.

Conforme o biólogo, ele explica que muitas pessoas em flagrantes como esse, se sensibilizam com as presas, mas ele, sempre torce para os predadores: "Geralmente os predadores sempre são em menor quantidade e eles precisam se esforçar muito para conseguir se alimentar e isso é extremamente interessante", conta.

Ainda de acordo com Fragoso, esse não é o primeiro flagrante de gavião capturando uma cobra. Ele conta que conseguiu fotografar um gavião-caboclo lutando com uma serpente, no Refúgio Ecológico Caiman, também em Miranda (MS).

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2020/12/13/gaviao-jovem-e-flagrado-com-cobra-sem-cabeca-apos-caca-no-pantanal-de-ms.ghtml