Número de cidades atingidas pelas chuvas no Paraná sobe para 27

Segundo a Defesa Civil, há 300 pessoas desalojadas em Tunas do Paraná.

A Defesa Civil do Paraná atualizou, no fim da tarde desta quarta-feira (6), o número de cidades afetadas pelas chuvas que caem no Paraná. Agora, são 27 cidades que sofrem com o excesso de chuva. O número de pessoas afetadas também subiu de pouco mais de 20 mil para 20.678.

Segundo a Defesa Civil, a cidade mais afetada pelas chuvas é Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, onde 5 mil pessoas foram afetadas. Dessas, 200 estão desalojadas e 32 precisaram ser colocadas em abrigos. Além da chuva, a cidade foi atingida por vendavais que, juntos, danificaram 143 residências.

Em seguida, no número de pessoas afetadas, aparecem os municípios dePitanga e Mato Rico, na região central. Já a cidade com o maior número de desalojados é Tunas do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba, com 300 pessoas nessa condição.

As outras cidades afetadas foram Almirante Tamandaré, Apucarana, Astorga, Carambeí, Cambé, Godoy Moreira, Guarapuava, Guaratuba, Guaraqueçaba, Iretama, Manoel Ribas, Maringá, Marmeleiro, Moreira Sales, Nova Tebas, Paranaguá, Pinhais, Pinhão, Piraquara, São José dos Pinhais, São Jorge do Ivaí e Vitorino.

De acordo com o Sistema Tecnológico Simepar, a chuva deve voltar no domingo (10) na maior parte do estado de maneira fraca e isolada. Apenas a região sudeste poderá ter mais intensidade. Há previsão de temperaturas próximas ou abaixo de 0ºC para quinta (7) e sexta-feira (8) na capital e no interior.

Como ajudar
A Defesa Civil está promovendo uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar as famílias atingidas pelo vendaval. De acordo com os organizadores, a prioridade são alimentos não perecíveis, materiais de construção, cobertores e, principalmente, colchões.

As doações podem ser entregues no Corpo de Bombeiros, Academia da Guarda Municipal / Barracão da Defesa Civil (na Avenida Manoel Ribas), na sede da Guarda Municipal ou na Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 153 ou (41) 3901-5200.