Raio em SC mata corretor de imóveis, um amigo ficou desorientado, mas passa bem

O corretor de imóveis teve parada cardiorrespiratória e foi levado ao Hospital Municipal Santo Antônio, mas não resistiu.

Corretor de imóveis de 47 anos corria na praia quando foi atingido na noite de sexta-feira (2) e teve uma parada cardiorrespiratória. Um amigo que o acompanhava foi socorrido e ficou desorientado, mas passa bem.

Por G1 SC e NSC TV

Imagens registradas por uma câmera de monitoramento na praia de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, mostraram o exato momento em que um raio atingiu e matou o corretor de imóveis Fabrício Corrêa Gasparetto, de 47 anos, na noite de sexta-feira (2). O corpo de Gasparetto foi velado e cremado neste sábado (3).

Ao ser atingido, ele estava correndo com um amigo na praia, por volta das 19h, no bairro Meia Praia, próximo à rua 231. O corretor de imóveis teve parada cardiorrespiratória e foi levado ao Hospital Municipal Santo Antônio, mas não resistiu.

O homem que o acompanhava chegou a ficar desorientado após o impacto, mas foi socorrido e passa bem, segundo o Corpo de Bombeiros.

Natural de Chapecó, Gasparetto era apaixonado por corrida e costumava praticar esportes da orla da praia várias vezes por semana. A morte causou enorme comoção na cidade. Nas redes sociais, amigos lamentaram a perda. Ele deixou esposa e três filhos.

A autenticidade do vídeo foi confirmada à NSC TV pela prefeitura da cidade, que analisou o local que aparece nas imagens.

Fabrício morava em Itapema e morreu após ser atingido por raio na praia — Foto: Redes sociais/Reprodução

Segundo os bombeiros, não é possível dizer com precisão se o amigo que acompanhava Gasparetto foi atingido direta ou indiretamente, mas ele estava desorientado ao ser socorrido.

Também de acordo com a corporação, o amigo, que não teve a identidade divulgada, foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e passa bem.

Raios no fim do dia

Após um dia de calor recorde, Santa Catarina teve registros de temporais no fim do dia de sexta, e a região de Itapema foi atingida por uma grande quantidade de raios.

O Corpo de Bombeiros recomenda que as pessoas evitem permanecer em praias quando o local começar a registrar descargas elétricas.

Dicas: como se proteger de raios

Veja, abaixo, o que fazer em caso de tempestade e raios:

Entre em um veículo não conversível e feche as portas e vidros, evitando contato com a lataria;

Entre em moradias ou prédios, mantendo distância das redes elétrica, telefônica e hidráulica, de portas e janelas metálicas;

Entre em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis;

Caso não haja lugar seguro, afaste-se de qualquer ponto mais alto e de objetos metálicos, mantenha os pés juntos e agacha-se até a tempestade passar. Não fique deitado.

Saiba como se proteger de raios em caso de tempestades

SC teve 61 mortes por raio entre 2000 a 2019

Santa Catarina registrou 61 mortes entre 2000 e 2019 por descarga elétrica em função dos raios.

De acordo com um estudo publicado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe) em maio deste ano, 52 das vítimas foram homens e nove mulheres. Conforme o documento, a maioria das circunstâncias ocorreu ao ar livre (69%).

Em relação às estações do ano, o órgão mostrou que os episódios ocorreram em sua maioria no verão e primavera, com 25 vítimas em cada. No outono foram quatro vítimas, e no inverno sete. A mortes ocorreram em 53 cidades do estado.

SC terá mais de 30º nesta terça

Depois de alguns dias de frio e chuva, esta terça-feira (6) será de temperaturas elevadas em Santa Catarina. Segundo o meteorologista da NSC TV Leandro Puchalski, os termômetros passam dos 30°C em cidades do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.

No restante das regiões o sol deve ficar entre nuvens. As temperaturas ficam entre 24ºC a 27°C do Sul ao Litoral catarinense.

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2020/10/06/video-mostra-momento-em-que-raio-atinge-e-mata-homem-em-itapema.ghtml