'Chegamos a essa tragédia por um acúmulo de erros', diz Drauzio Varella sobre pandemia de Covid-19 no Brasil

"Todo o pessoal de ciência dizendo 'o isolamento é fundamental', e o governo federal apontando na direção oposta", disse Drauzio.

Médico deu entrevista à GloboNews nesta quinta-feira (6).

Por GloboNews

 ‘Não usar máscara na rua é um absurdo’, diz Drauzio Varella

O médico Drauzio Varella afirma que o Brasil vive "um acúmulo de erros" na pandemia de Covid-19. Em entrevista ao Em Ponto, da GloboNews (veja íntegra no vídeo acima), ele analisou:

as falhas do governo na chegada do vírus ao país,

os desajustes na reabertura econômica,

a resistência ao isolamento e ao uso de máscaras,

os riscos desconhecidos da volta às aulas,

a aposta errada na vacina como solução imediata,

e as perspectivas para a resposta imunológica duradoura.

Abaixo, veja VÍDEOS com os trechos e os destaques:

1. Chegada do vírus ao país

"Primeiro, nós não nos preparamos adequadamente para a chegada do vírus aqui, e, sabidamente, ele vinha", disse o médico. Drauzio lembrou que, apesar das recomendações de cientistas sobre a necessidade de isolamento para conter a disseminação do vírus, houve "contradição" nas orientações dadas à população pelos governos estaduais e o federal.

"Todo o pessoal de ciência dizendo 'o isolamento é fundamental', e o governo federal apontando na direção oposta", disse.

2. Retomada econômica

"Você não vai encontrar um epidemiologista digno desse nome que te diga que está na hora de abrir. Não vai pegar um país que está tendo mil mortes por dia e achar que está tudo bem, que as pessoas podem ir para a rua", afirmou.

Para Drauzio, o problema do isolamento é que ele precisava ter sido efetivo e começado nas fase inicial. "Tinha que ter sido um isolamento muito rápido. E muito eficaz, abrangente, chegar a níveis de 60%, 70%, porque aí você consegue ter um controle da epidemia."

3. Resistência ao isolamento social

Drauzio foi questionado sobre o porquê de as pessoas não adotarem as medidas de proteção necessárias contra a Covid-19. O médico disse acreditar que, devido à variedade clínica da doença – que, em algumas pessoas, não causa sintomas e, entretanto, pode ser letal em outras – alguns grupos, principalmente os mais jovens, não fazem o isolamento social.

"Nós não temos uma consciência de que, se eu vou para a rua e pego o vírus, eu estou fazendo mal para a sociedade, porque eu vou manter esse vírus por mais tempo em circulação e vou espalhar também."

4. Volta às aulas

O médico foi questionado sobre sua opinião em relação à volta das aulas. Ele disse não saber quando seria o momento certo dessa volta, mas avaliou que "ninguém sabe".

"Com toda essa disseminação que temos no país, não é só colocar a criança na escola, porque não é colocar a criança. A criança não é transportada por telepatia. Alguém vai ter que levar, ou ela vai ter que frequentar um transporte coletivo, volta para casa depois", lembrou o médico.

Drauzio pontuou, ainda, que, apesar de as crianças parecerem ser menos atingidas pela Covid-19, não ficou demonstrado que elas transmitem menos a doença.

"É um vírus altamente contagioso. Isso que as pessoas esquecem", disse. "Se você se expõe, você se infecta com o vírus. Quanto mais gente se expõe, mais gente se infecta, mais tempo dura a epidemia", lembrou.

5. Corrida pela vacina

Drauzio alerta que a perspectiva de, no futuro, uma vacina ser aprovada não resolve imediatamente o problema da disseminação da Covid-19 no Brasil.

"A vacina não vai resolver o problema atual", afirmou. "Pode ser que, quando chegue essa vacina, ela não vá ser tão necessária quanto é agora, porque pode ser que, até metade do ano que vem, você vai ter já uma epidemia mais arrefecida".

"Agora é hora de evitar aglomeração, de usar máscara", reforçou o médico. "Eu acho que não usar máscara na rua é um absurdo tão grande que eu fico olhando essas pessoas. O que leva um cidadão a andar sem máscara? Que estupidez do comportamento humano é esse? Uma pessoa no auge de uma epidemia, morrendo gente, se negar a pôr a máscara?", questionou.

6. Resposta imunológica

Drauzio também falou da complexidade da resposta imunológica do corpo à Covid-19.

"Quando entra um microrganismo, primeiro ele [o sistema imunológico] reconhece e monta uma resposta contra. Essa resposta tem dois braços: primeiro ele joga anticorpos em cima do microrganismo invasor, que funcionam como mísseis", explicou o médico.

"E, ao mesmo tempo, ele ativa várias células do sistema imunológico, vários tipos de glóbulos brancos, os linfócitos, macrófagos, os neutrófilos e outras células para correr e destruir o vírus, inclusive o vírus que já conseguiu entrar dentro das células que infectou. É a chamada imunidade celular. A dos anticorpos é chamada de humoral", completou.

"Contra os vírus, a imunidade mais importante é a celular, não é a humoral [de anticorpos]", explicou Drauzio.

"Essa imunidade [celular ao vírus] é mal conhecida. Ela é toda dirigida para os anticorpos, porque são os anticorpos que você vai usar para testar a eficácia da vacina. Mas, na verdade, pode ser que eles não sejam tão importantes", disse.

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/08/06/chegamos-a-essa-tragedia-por-um-acumulo-de-erros-diz-drauzio-varella-sobre-pandemia-de-covid-19-no-brasil.ghtml