Quatro bebês são diagnosticados com Covid-19 em hospital de João Pessoa; dois morreram.

Atendimento a novas gestantes foi suspenso de forma temporária na unidade.

Bebês foram diagnosticados com Covid-19 no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) em João Pessoa. Foto: Dennison Vasconcelos/RTC

Por Redação Portal T5

Quatro bebês foram diagnosticados com Covid-19 no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) em João Pessoa. Em razão da situação, a gestão da unidade bloqueou nesta quinta-feira (30), novos internamentos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.

Também foi interrompido o atendimento de novas gestantes na maternidade. A UTI Neonatal do HULW dispõe de seis leitos e quatro estão ocupados no momento.

“A iniciativa foi tomada como medida de prevenção, visto que três recém-nascidos que estavam na UTI Neonatal e outro que estava internado na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin) com sintomas de covid-19 tiveram diagnósticos confirmados para a doença. Infelizmente, dois dos recém-nascidos que estavam na UTI Neonatal foram a óbito esta semana. Os outros dois recém-nascidos com exame positivo para covid-19 seguem estáveis e sob os cuidados da equipe multiprofissional da UTI Neonatal”, diz nota encaminhada à imprensa.

Além disso, a Superintendência do HULW comunicou à Secretaria de Saúde de Estado da Paraíba e à Secretaria do município de João Pessoa que estão suspensos – temporariamente - todos os encaminhamentos de gestantes para o Hospital Universitário Lauro Wanderley.

“No caso das gestantes que se encontram na instituição, está mantida a assistência, mas o HULW não vai receber novas pacientes na maternidade. Tal medida é necessária, pois a UTI Neonatal e a Ucin (que conta com nove leitos, sendo seis convencionais e três, canguru) dão suporte direto à maternidade do Lauro Wanderley”, completa.

Além disso, uma nova testagem de mães e bebês que se encontravam nos setores está em curso. Funcionários lotados na Ucin e na UTI Neonatal também foram submetidos.

Em razão disso, o HULW orienta às gestantes usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) que NÃO procurem o Hospital Universitário Lauro Wanderley para atendimento e busquem assistência em outras maternidades públicas de João Pessoa. 

Por: Grupo Comando Tático