Pelo menos 13 bebês já morreram vítimas do coronavírus no Brasil

Bebê, que tinha 1 ano, é mais uma vítima de coronavírus na capital paulista

São Paulo, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte são os estados com mais mortes de bebês (Imagem via google)

Dos mais de 7,9 mil mortos por coronavírus no Brasil confirmados pelo Ministério da Saúde até esta terça-feira (5), pelo menos 13 foram bebês de até 2 anos de idade. O levantamento foi feito pela Crescer junto às secretarias estaduais de Saúde de todo o país - apenas o Amapá não respondeu à solicitação. O Ministério da Saúde não divulga o detalhamento dos óbitos por idade.

São Paulo, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte são os estados com mais mortes de bebês, tendo registrado pelo menos 2 óbitos cada um. Também ocorreram mortes de crianças de até 2 anos (uma por estado) no Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Ceará e Paraíba. 

Estudos reconhecidos em diversas partes do mundo têm apontado baixos índices de letalidade do coronavírus entre as crianças. A maioria delas, uma vez contaminada, irá desenvolver apenas sintomas leves e tende a se recuperar em até duas semanas. Há, no entanto, casos de crianças que desenvolvem sintomas severos da Covid-19 e chegam a morrer - ainda que nem sempre tenham doenças crônicas anteriores.

Os casos estado a estado

Mortes de bebês por coronavírus no Brasil, por estado (Foto: Crescer)

A segunda morte de um bebê em São Paulo foi confirmada nesta terça pelo governo estadual. O bebê, que tinha 1 ano, morreu na capital paulista. Não há informações sobre doenças pré-existentes. Já o primeiro caso havia sido registrado no final de abril – um bebê de 7 meses que, segundo a Secretaria, apresentava comorbidades.

Neste domingo (3), uma menina de 3 meses, sem histórico de comorbidades, morreu em Salvador. Ela estava internada em um hospital da rede privada de saúde. Dias antes, outra menina, com 2 anos de idade, morreu em um hospital público de Jequié, também na Bahia. Neste caso, a criança tinha histórico de toxoplasmose congênita.

Uma indígena recém-nascida foi o caso mais recente de óbito de bebês em Pernambuco. Ela era moradora da cidade de Floresta, no interior do estado, e morreu com apenas três dias de vida, em 30 de abril. A primeira vítima tinha sido um bebê de 7 meses, que tinha síndrome de Down, hipertensão pulmonar e cardiopatia congênita. O menino morreu em 12 de abril, no Recife.

No Rio Grande do Norte, a primeira vítima foi um bebê com 4 dias de vida que nasceu prematuro e morreu ainda no começo de abril, em Natal. No dia 12 de abril, uma criança de 1 ano e sete meses morreu também com coronavírus na cidade potiguar de Cerro Corá. Não foram divulgados detalhes sobre o estado prévio de saúde da criança.

Um bebê de 1 ano é a vítima mais nova do coronavírus no Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, ele morreu no dia 7 de abril, mas o dado só apareceu na plataforma do governo nesta semana.

No Ceará, um bebê de 3 meses morreu na cidade de Iguatu. A menina tinha uma doença renal pré-existente e faleceu no dia 3 de abril.

No Pará, o coronavírus matou um menino de 1 ano, em Marabá, no dia 26 de abril. Não foram divulgados detalhes sobre a saúde da criança antes da contaminação por Covid-19. O mesmo ocorreu na Paraíba, onde uma menina de 4 meninas morreu em Taperoá, no dia 11 de abril, também sem informações sobre seu estado de saúde prévio. No Maranhão, a vítima foi uma menina de 10 meses, com problemas cardíacos e respiratórios.

https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/05/pelo-menos-13-bebes-ja-morreram-vitimas-do-coronavirus-no-brasil.html