Mulheres fazem protesto por igualdade de direitos na Avenida Paulista

Mesmo sob chuva, manifestação levou diversas mulheres ao vão livre do Masp para protestar contra a violência de gênero no Brasil e em favor da igualdade de direitos.

Mulheres protestam na Avenida Paulista, Centro de São Paulo, no dia Internacional das Mulheres. — Foto: CELSO LUIX/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Por G1 SP — São Paulo

Diversos grupos de mulheres se reuniram na tarde deste domingo (8) na Avenida Paulista, Centro de São Paulo, para protestar contra a violência de gênero no Brasil e em favor da igualdade de direitos.

O ato marcado no Dia Internacional da Mulher e se concentrou no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), às 14h, ocupando as duas faixas da via.

Com cartazes pedindo o fim dos feminicídios e estupros, as mulheres enfrentaram chuva forte durante o protesto, já que o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) colocou a cidade em estado de atenção para alagamentos, devido à forte chuva que caiu em várias regiões da capital durante à tarde.

Mesmo sob chuva forte, as mulheres continuaram a manifestação na Avenida paulista pedindo garantias trabalhistas para mulheres no mercado de trabalho e direitos reprodutivos, entre outras pautas feministas.

O protesto também lembrou a vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018 em um crime que, 725 dias depois, ainda não foi solucionado pelas autoridades do Rio de Janeiro.

A manifestação também serviu de plataforma das mulheres contra o governo de Jair Bolsonaro. Em vários cartazes foi possível ver frases de ordem contra o presidente da República e as pautas defendidas por ministros e lideranças do governo dele.

Após a concentração no Masp, as mulheres seguiram em marcha até a Praça Roosevelt, no Centro. Até o fim da tarde, a Polícia Militar ainda não tinha divulgado o número de participantes do protesto.

Além de São Paulo, manifestações do 08 de março foram registradas em várias capitais do País, como Belo Horizonte e Brasília, e também em várias cidades ao redor do mundo.

Mulheres fazem ato em homenagem a mãe e filha mortas a tiros em Curitiba; delegado é suspeito do crime

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/03/08/mulheres-fazem-protesto-por-igualdade-de-direitos-na-avenida-paulista.ghtml