Detento morre por suspeita de meningite e governo confirma caso da doença no mesmo presídio

Ocorrências foram registradas no Presídio de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco. Visitas estão suspensas, de acordo coma Seres.

Por G1 PE

Um detento morreu por suspeita de meningite e outro teve o diagnóstico da doença confirmado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, ambos estavam no Presídio de Vitória de Santo Antão (PVSA), na Zona da Mata de Pernambuco. Os homens foram internados na quinta-feira (6) e nesta sexta-feira (7), respectivamente.

Por causa dos dois casos na mesma unidade, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) suspendeu todas as visitas no PVSA, durante o fim de semana. Na unidade, segundo o governo, há 601 presidiários.

O primeiro paciente foi um homem de 22 anos, que estava preso por roubo. José Aroldo de Lima foi internado no Hospital João Murilo, em Vitória, e morreu nesta sexta-feira.

O segundo caso a ser notificado foi o de um homem de 28 anos, cujo nome não foi divulgado. Ele foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Correia Picanço, no Recife, e segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES) "vem recebendo a devida assistência na unidade, referência estadual para doenças infectocontagiosas".

De acordo com Roberta Ventura, diretora do Hospital João Murilo, o primeiro detento foi transferido para o Correia Picanço. Ele chegou na tarde da quinta-feira (6) e o caso evoluiu rapidamente.

"Ele estava até bem, mas evoluiu para óbito rapidamente. Mas não há motivo para pânico, porque a doença só pega através do contato direto com paciente, com a saliva, secreção", afirmou a diretora.

Por causa dos casos notificados, todos os detentos receberam uma dose de antibiótico, que é a profilaxia indicada para casos desse tipo. A SES, junto com a Seres, informaram que não há nenhum outro paciente com sintomas da doença no presídio.

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2020/02/07/detento-morre-por-suspeita-de-meningite-e-governo-confirma-caso-da-doenca-no-mesmo-presidio.ghtml

Foto: Reprodução/Google Street View

Presídio de Vitória de Santo Antão