Macaé e Rio das Ostras, RJ, têm desalojados, desabrigados e pontos de alagamento
Chuvas deixam moradores desabrigados no Rio
[caption id="attachment_149235" align="alignleft" width="300"]
Moradores permanecem ilhados no bairro Cidade Praiana, em Rio das Ostras, no RJ — Foto: Laila Hallack | Inter TV[/caption]
Macaé e Rio das Ostras, RJ, têm desalojados, desabrigados e pontos de alagamento
Prefeitura organiza arrecadação de roupas, material de higiene pessoal, alimentos e água mineral para distribuir para moradores ilhados e desabrigados.
Por Rodrigo Marinho* , G1 — Região dos Lagos
Macaé e Rio das Ostras, no interior do Rio, ainda têm desalojados, desabrigados e pontos de alagamento na manhã deste sábado (10) depois de três dias de fortes chuvas no interior.
De acordo com a Defesa Civil de Rio das Ostras, a cidade tem 37 pessoas desabrigadas e 24 desalojadas. Já em Macaé, a Prefeitura informou que são 43 desabrigados e 119 desalojados.
No bairro Cidade Praiana, em Rio das Ostras, a água ainda não baixou e moradores permanecem ilhados. Os desabrigados estão no Espaço Bem Maior, da Prefeitura.
Funcionários da secretaria de Bem-Estar Social estão montando cestas básicas para levar para os desabrigados e ilhados. A Prefeitura também está arrecadando de roupas, material de higiene pessoal, alimentos e água mineral em quatro pontos de coleta (veja abaixo).
Em Macaé, em 24h, choveu mais do que a média histórica para o mês de novembro e a região serrana da cidade foi a mais atingida, registrando 240 mm de chuva.
Entre os problemas registrados no interior do Rio nos últimos dias estão a interdição de duas casas devido a deslizamentos de rochas, em São Pedro da Aldeia, problemas no abastecimento de água, em Casimiro de Abreu, transbordo de rio, em Rio das Ostras, e queda de ponte, em Macaé.
Moradores de diversas cidades registraram os transtornos nos últimos dias.
O presidente da Associação de Moradores de Glicério, na região serrana de Macaé, Hyago Dornelles, conversou com o G1 e disse que, neste sábado, não tem pontos de alagamento no local.
Os moradores estão preocupados com a obra de implantação da passarela que vai substituir provisoriamente a ponte que caiu em Trapiche. A construção já foi iniciada, mas não está pronta e algumas pessoas já estão utilizando a estrutura sem a liberação.
O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) informou que a previsão é que a passarela provisória seja finalizada até terça-feira (13). O órgão também reforçou o pedido para que os moradores não passem pelo local até que as obras sejam concluídas.
Segundo Hyago, o trânsito de veículos está sendo desviado pela Estrada da Turma, mas a estrada não está em boa situação e a lama dificulta ainda mais a passagem.
De acordo com a Prefeitura, a Estrada da Turma é o caminho alternativo à ponte de Trapiche. Segundo o município, as secretarias de Interior e de Mobilidade Urbana a interditaram na tarde de sexta-feira para ações de melhoria viária e a mesma foi liberada no final do dia.
Neste sábado, os profissionais estão atuando nas localidades do Óleo, Bicuda e na estrada que liga o Frade ao Sana com remoção de barro e vegetação nas vias de acesso.
O presidente da associação também destacou que os moradores que precisam fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (11), ainda não sabem se conseguirão se deslocar.
Ainda segundo a Prefeitura, equipes das secretarias de Mobilidade e Adjunta de Defesa Civil iniciaram neste sábado o trabalho de translado de passageiros em van com destino a localidade do Óleo e arredores e vice e versa. O transporte irá funcionar diariamente até às 18h, gratuitamente.
O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Macaé para saber se o município está arrecadando alimentos, roupas e outros materiais para doação e aguarda um posicionamento sobre o assunto.
Previsão para o fim de semana
O sol reapareceu meio tímido neste sábado e, de acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o sábado é de céu parcialmente nublado com temperatura mínima de 18º e máxima de 25º em Rio das Ostras e Cabo Frio. Em Macaé, a mínima será de 19º e máxima de 24º, com céu parcialmente nublado com chuva isolada.
Ainda segudo o Inmet, o domingo deve ser de céu com muitas nuvens com temperatura mínima de 21º e máxima de 25º, em Rio das Ostras e Macaé.
Já em Cabo Frio, as temperaturas devem variar entre 22º e 24º.




Comentários