Temporal transforma dia em noite e causa transtornos em Porto Alegre
Falta de luz atinge 6,5 mil residências nesta segunda-feira, diz CEEE.
O temporal que atinge boa parte do Rio Grande do Sul mudou a paisagem de Porto Alegre nesta segunda-feira (17). Pouco depois das 13h, nuvens carregadas escureceram o céu e transformaram o dia em noite na Região Metropolitana. A chuva forte também causou transtornos como alagamentos, falta de luz e problemas no trânsito.
Desde o início da tarde, motoristas da capital gaúcha enfrentam trânsito lento e congestionamentos em vários pontos da cidade. Ao longo do dia, vários semáforos sofreram pane elétrica em função da chuva. Também há registro de ruas alagadas em várias regiões.
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), foram contabilizados 26 pontos de alagamento na cidade. Os pontos mais críticos estão concentrados na esquina da Avenida Sertório com a Rua Voluntários da Pátria, na Avenida Padre Cacique com a Taquary e na Avenida A.J. Renner.
Até as 17h30, 51 semáforos tiveram problemas de operação, dos quais 36 já foram consertados. Semáforos foram desligados na Avenida Cavalhada com a João Salomoni, na Avenida Campos Velho, A.J. Renner, Farrapos com a Avenida Edu Chaves e na Francisco Trein com a Rua Umbu. Também há problemas na André da Rocha com a João Pessoa, em diversos pontos da Avenida Assis Brasil, na Avenida Protásio Alves com a Santa Isabel, na Avenida Oscar Pereira com a Aparício Borges e também na esquina com a Azenha, entre outros pontos.
Segundo a EPTC, 180 agentes de trânsito foram direcionados para orientar os motoristas nos pontos mais críticos da cidade. Outros 30 agentes de elétrica e de sinalização também foram mobilizados para trabalhar no conserto dos semáforos avariados.
Falta de luz atinge clientes da Região Metropolitana
A falta de luz provocada por falhas em redes de transmissão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) segue causando problemas nesta segunda-feira (17) em pelo menos 6,5 mil residências em todo o estado. Neste domingo (16), mais de 42 mil consumidores da mesma companhia ficaram sem o serviço durante boa parte do dia.
Segundo a empresa, os municípios de Butiá e Minas do Leão têm 3,8 mil de clientes sem luz. Viamão, na Região Metropolitana, acumula 2,7 mil pontos. Na capital gaúcha, há problemas apenas em locais isolados. A previsão é de que o sistema seja normalizado até o final da tarde desta segunda. Na região atendida pela AES Sul, há 8,2 mil clientes sem luz. Na região atendida pela RGE, não há corte no abastecimento, diz a empresa.
Chuva de granizo no interior do estadoAssim como no domingo (16), algumas cidades do interior do estado foram atingidas por vento forte e chuva de granizo nesta segunda-feira (17). Pedras de gelo caíram nos municípios de Marau, no norte do Estado, e em Santo Antônio da Patrulha e Tramandaí, no Litoral Norte. Em Canguçu, no Sul do estado, foram registradas rajadas de vento de 97 km/h.
O tempo instável deve continuar sobre a região pelo menos até a próxima quarta-feira (19). Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de pancadas de chuva, descargas elétricas e queda de granizo em áreas isoladas nesta terça-feira (18). O volume de chuva pode chegar a 100 milímetros na Região Sul e 50 na Região Metropolitana.
Várias ruas ficaram alagadas em Porto Alegre e Região Metropolitana (Foto: Tatiana Lopes/G1)
Comentários