Ônibus invade loja no Subúrbio do Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)
Uma pessoa morreu e 23 ficaram feridas, sendo 5 com maior gravidade.
Mariucha MachadoDo G1 Rio
Um ônibus bateu e invadiu uma loja em Madureira, no Subúrbio do Rio, na manhã desta quinta-feira (16). Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista do veículo, que ficou preso entre as ferragens, morreu e outras 23 ficaram feridas, cinco com mais gravidade e outras 18 com ferimentos leves.
De acordo com testemunhas, o motorista, Vitor Nascimento da Silva, de 48 anos, teria passado mal, perdido o controle do veículo e batido na laje de um imóvel, que caiu sobre o veículo. Muito entulho entrou pelas janelas e os passageiros foram retirados do coletivo pelo Corpo de Bombeiros. As vítimas foram socorridas aos hospitais Carlos Chagas, Albert Schweitzer, Salgado Filho e a UPA de Marechal Hermes.
Na unidade Salgado Filho foram encaminhados Joselineo B, de 50 anos, Wanderson G, 40, Marcos Aurélio S, 47, Jorge Willian B, 44, e Carlos Eduardo S, 50. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, eles passaram por uma avaliação médica e foram liberados.
A UPA de Marechal Hermes recebeu o maior número de feridos. Maisa Pinto, de 48 anos, Wellington dos Santos, 19, Anderson Pontes, 30, Paulo Soares, 22, Arlindo de Brito, 32, Alexsander Soares, 41, Marizes Santanna, 39, Davidson de Almeida, 19, Ana Carolina de Miranda, 32, Sérgio Lucas Costa, 20, Tatiane de Mattos, 34, Tiago Santos, 26, e Tatiana Milena, 36. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, todos foram atendidos, medicados e receberam alta.
No Hospital Carlos Chagas foram socorridos Marcus Vinícius V, de 21 anos, e Jorge Francisco S, de 52. Ainda segundo a secretaria, eles foram atendidos, medicados e também receberam alta. Já no Albert Schweitzer, foram encaminhados Rogério R, de 50 anos, Francisco do Nascimento, 28, e José Ayrton N, 64. De acordo com a secretaria, Rogério foi atendido e liberado, mas José Ayrton permanece internado e apresenta estado de saúde estável.

Um ônibus bateu e invadiu uma loja em Madureira. (Foto: Jose Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)
O acidente ocorreu na Rua Carolina Machado, próximo à estação de trem. O condutor foi o último a ser retirado do local, pois ficou preso entre as ferragens. Os agentes conseguiram resgatá-lo por uma janela de emergência, às 6h35. A parte do ônibus mais atingida foi justamente a que caiu sobre ele. O ônibus é da linha 773, que faz o trajeto Pavuna x Cascadura.
De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, por volta das 7h30 uma faixa da Rua Carolina Machado estava ocupada e os motoristas enfrentavam lentidão na região. Às 11h20, após a retirada do ônibus e do término de limpeza da rua, a via foi liberada.
Vestígios de sangue podiam ser vistos no interior do ônibus após acidente. (Foto: Mariucha Machado / G1)
A Defesa Civil Municipal já realizou uma primeira avaliação no imóvel atingido e informou que não há risco de desabamento. Segundo o subsecretário Márcio Mota, a estrutura da casa na parte de trás não ficou comprometida, pois o veículo bateu em uma parte que era um acréscimo na área do imóvel. No local funciona um bar e uma loja de móveis. Por volta das 8h20, a perícia do ônibus já tinha sido feira e um guincho estava no local para retirar o veículo.
O ônibus subiu a calçada e está bloqueando a saída de uma vila ao lado do imóvel que foi destruído. Segundo moradores da vila ao lado do imóvel atingido, na hora da batida um barulho muito grande foi ouvido e muita poeira subiu.
Laje de imóvel desabou sobre ônibus da linha 733 no Rio (Foto: Mariucha Machado / G1)
Em nota, o consórcio Internorte informou que a empresa Vila Real vai prestar assistência às vítimas e colaborar com todas as informações disponíveis para a apuração do acidente pelas autoridades responsáveis. O consórcio ainda disse, que as primeiras informações indicam que o motorista sofreu um mal súbito, fato que vai ser apurado pelas autoridades policiais.
A Rio ônibus informou que o motorista completa 4 anos de empresa este mês. Ainda segundo a empresa, ele tinha uma conduta profissional considerada excelente, sem anotações na sua ficha cadastral.
Ao todo, oito carros do quartel do Campinho foram para o local, sendo cinco delas ambulâncias com médicos e enfermeiros. Outros quartéis também foram acionados para reforçar o socorro.
Outros acidentes envolvendo ônibus
No início de março, um ônibus invadiu uma casa na Rua Padre Afonso Rodrigues, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Bombeiros do quartel de São Gonçalo foram acionados. De acordo com a corporação, Sheila Ramos do Nascimento, de 59 anos, ficou ferida e foi socorrida no Hospital Estadual Alberto Torres.
Nesta terça (14), um menino de 12 anos morreu atropelado na Estrada de Madureira, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Udson Ribeiro Brito da Silva estava na calçada quando foi atingido por um ônibus da linha 548 da viação Ponte Coberta. Ele foi socorrido por uma ambulância do Samu e levado para o Hospital da Posse, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Bombeiros retiraram os feridos pela janela do ônibus (Foto: Reprodução/TV Globo)
Comentários