Mostra 'África Hoje' faz homenagem a Nelson Mandela em São Paulo

Mostra vai até o dia 3 de dezembro; ingressos custam até R$ 10.

A terceira edição da mostra 'África Hoje' começa nesta quinta-feira (20) em São Paulo, como parte das comemorações do Dia da Consciência Negra. A programação conta com filmes e documentários que oferecem um vasto panorama da produção africana contemporânea e faz uma homenagem a Nelson Mandela, mostrando registros da vida do líder contra o apartheid nos documentários "Contagem Regressiva" e "Mandela: Filho da África, Pai de uma Nação".

A curadoria foi feita pela cineasta Luciana Hees e, segundo ela, a mostra "preocupa-se em incluir na programação documentários que ampliem a compreensão desse continente - é preciso mostrar 'o quê' e 'o porquê'." Ao todo serão exibidos 17 filmes de países como África do Sul, Madagascar, Moçambique, Angola e Congo, entre outros.

No sábado (22) é possível assistir ao documentário "Jeppe numa Sexta", que revela a diversidade étnica e socioeconômica da capital da África do Sul através do cotidiano de cinco personagens. No domingo (23), vale a pena conferir "Rumba do Rio", que destaca a vida de um jovem órfão do Congo que compunha músicas, foi perseguido, se tornou boxeador profissional,  continuou com a música e suas canções expressaram a esperança da nação recém-independente na década de 1960.

A mostra vai até o dia 3 de dezembro e as sessões começam a partir das 16h. 

Do G1, em São Paulo