Festa da Vitória Régia homenageia Dominguinhos com shows no Recife

Evento é gratuito e conta com passeio ciclístico e feira de artesanato.

Homenageando o cantor e compositor Dominguinhos, falecido em 2013, a Praça de Casa Forte, na Zona Norte do Recife, recebe a 36ª edição da Festa da Vitória Régia na sexta (7), sábado (8) e domingo (9). Nos três dias de evento, o público poderá conferir vinte shows, entre eles apresentações de Liv Morais, cantora e filha de Dominguinhos, Petrúcio Amorim, Nádia Maia, Dudu do Acordeon e Almir Rouche. A festa gratuita é promovida pela Paróquia de Casa Forte e também conta com feira de artesanato e comida típica, passeio ciclístico, parque de diversões infantil e exposições.

O tema deste ano é "Fraternidade, liberdade e paz" e a organização do evento espera receber 60 mil visitantes durante todo o período. No sábado, os artistas se reúnem para fazer homenagens a Dominguinhos. O cantor também ganha homenagem da filha na sexta.

Já no domingo, a Vitória Régia oferece um passeio ciclístico às 8h. É a segunda vez que a atividade é realizada durante a festa e tem saída da Jaqueira, na Zona Norte da cidade. O professor de educação física Lucas Pascoal faz um aquecimento prévio no palco principal ao som de DJs e o trio Frevioca.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) do Recife vai acompanhar os ciclistas durante o percurso, que foi programado em 11 quilômetros. As camisas custam R$ 10 e estão à venda na paróquia de segunda a sexta, das 7h às 12h, e das 14h às 17h; no sábado a venda vai das 8h às 12h.

 A renda coletada durante o evento é revertida para ajudar instituições de caridade da Casa da Criança Marcelo Asfora, na Praça de Casa Forte, e a Creche Beneficente Menino Jesus, o bairro de Casa Forte.

A Casa da Criança tem 18 anos de trabalho beneficiando crianças e adolescentes de 7 a 14 anos com recreação, reforço escolar, iniciação profissional e acompanhamento médico, psicológico e odontológico. Já a Creche Menino Jesus acolhe crianças de até sete anos, oferecendo serviços semelhantes com assistentes sociais e recreadores.

CTTU
Além de acompanhar os ciclistas, a companhia irá, a partir das 15h da quinta-feira (6), monitorar o tráfego no entorno da Praça de Casa Forte para montagem da estrutura. A CTTU contará com um efetivo de 230 agentes para garantir a fluidez do tráfego e segurança dos pedestres.

Serão 11 pontos de monitoramento com o intuito de bloquear a circulação de veículos em todas as ruas que dão acesso ao local, das 14h à 1h, nas ruas Visconde de Ouro Preto, Casa Forte, Jerônimo de Albuquerque, Jacó Velosino, Edson Álvares e Dona Anunciada de Morais. No domingo, a operação começa às 8h e vai até à 1h.

Para acessar ou sair da área da festa, a recomendação da CTTU é que os condutores utilizem a Estrada das Ubaias ou a Avenida 17 de Agosto, que possuem tráfego no sentido subúrbio e cidade. Os motoristas que estiverem no local com o intuito de acessar a área central da cidade poderão utilizar a Estrada do Encanamento. O estacionamento no entorno da praça ficará proibido da quinta-feira (6) até a segunda (10) e os veículos que desobedecerem a regra poderão ser autuados e levados para o depósito.

Do G1 PE