BNB tem diretoria reconduzida, mas ainda vive incertezas

Por Redação

No última quinta-feira (29), o Conselho de Administração do Banco confirmou a permanência de Romildo Rolim à frente da instituição, mas fontes internas avaliaram o ato como medida de governança e não como ato político

Romildo Rolim foi reconduzido por mais dois anos como presidente do Banco do NordesteFoto: Fabiane de Paula

O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, e toda a diretoria executiva do BNB foi reconduzida para um novo biênio à frente da instituição financeira, com o novo mandato até agosto de 2021. A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração, na última quinta-feira, 29 de agosto. O ato, no entanto, repercutiu internamente como um ato de governança, mantendo o BNB em um certo limbo, à espera da confirmação do governo Jair Bolsonaro pela manutenção, ou não do atual presidente. A expectativa é que a equipe econômica, liderada pelo ministro Paulo Guedes, anunciasse, oficialmente, a continuação de Romildo, algo que ainda não aconteceu.

Ao ser reconduzido, Rolim permanecerá na presidência do BNB, mas a decisão do conselho foi analisado por pessoas ligadas aos Banco como um ato de governança. “É um processo quase automático”, disse uma das pessoas ligadas ao BNB. A discrição da instituição financeira, e também do Governo Federal, ao não alardear a permanência da atual diretoria pode indicar que os planos para os bancos regionais ainda não estão claros.

Ao contrário do que aconteceu com a Caixa Econômica Federal, o Banco Central e o Banco do Brasil, que tiveram nomeações logo no começo do governo Bolsonaro, os bancos regionais não tiveram os planos detalhados pelo Ministério da Economia de Guedes. Assim como o BNB, o Banco da Amazônia manteve o atual presidente, Valdecir Tose.

Governança

“Os mandados da diretoria do BNB são de dois anos e o conselho decidiu renovar toda a diretoria. Mas o atual mandato esta se encerrando e essas coisas são feitas quase que de forma automática. É uma decisão de governança. Se tivesse sido um ato político, teria-se feito um alarde”, disse uma fonte interna do BNB.

“Nada garante que o ministro Paulo Guedes decida mudar toda a diretoria nos próximos meses. Se fosse um ato político, ele teria comentado ou alguém do Governo, como o Salim Mattar teria anunciado a decisão”, completou a pessoa. Salim Mattar é o atual secretário especial de Desestatização, Desenvolvimento e Mercados do Ministério da Economia.

Apesar do cenário de incertezas, a atual diretoria do BNB, liderada por Romildo, ainda pode ser reconduzida mais duas vezes, cumprindo no máximo quatro mandados. A possibilidade é garantida pelo estatuto do BNB.

Resposta

Procurado para comentar os próximos passos do Banco e quais seriam os planos de atuação do próximo biênio, que se encerrará em agosto de 2021, Romildo Rolim não atendeu à reportagem. Segundo a assessoria de comunicação do Banco do Nordeste, o presidente do Banco está viajando para cumprir agenda oficial da instituição financeira.

Autor: Silva Neto

Eu, José Gonçalves da Silva Neto – (Silva Neto), Naturalidade: Cedro-CE, filiação: Vicente Antônio da Silva e Severina Gonçalves da Conceição. Na década de 70, comerciário na Casa Ribeiro e Gilsons Magazine em Juazeiro do Norte, nesta mesma cidade fundador do Xv de Novembro Futebol Clube. Ex-diretor secretário da Liga Desportiva Juazeirense, na década de 70. Comerciário vendedor da antiga Cariri Rações em Juazeiro do Norte. Radialista autônomo, diretor e apresentador do Programa Alvorada Sertaneja - Rádio Cetama de Barbalha. Noticiarista diretor e apresentador do Jornal Cetama é Notícia - Rádio Cetama de Barbalha, membro da equipe esportiva da Rádio Cetama de Barbalha, membro do Programa Flagra pela Rádio Cetama de Barbalha conjuntamente com o radialista Maciel Silva (saudosa memória). Ex-diretor gerente da Rádio Comunitária Verdes Canaviais de Barbalha-CE. Diretor e apresentador do Jornal Verdes Canaviais. Diretor e apresentador do Programa Saúde em debate da Rádio Verdes Canaviais. Ex-diretor gerente da Rádio Aurora do Povo da cidade de Aurora-CE. Ex-secretário e presidente da Liga Desportiva Barbalhense (LDB). Ex-presidente da Associação dos Moradores do Bairro Alto da Alegria – Barbalha-CE. Por oito anos, funcionário recepcionista do Hospital Santo Antônio de Barbalha-CE. Funcionário Público Municipal da Assessoria de Imprensa da Administração do ex-prefeito de Barbalha, Francisco Rommel Feijó de Sá. Funcionário Público Municipal como assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, gestão do ex-prefeito Antônio Inaldo de Sá Barreto, membro da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Barbalha, do ex-prefeito Edmundo de Sá Filho. Prestador de Serviços na divulgação das ações da Câmara Municipal de Barbalha desde o início dos anos 90. Correspondente do Jornal Tribuna Popular de Juazeiro do Norte. Correspondente do Jornal da Tarde da Rádio Padre Cícero em Juazeiro do Norte. Diretor, redator e apresentador do Jornal Alvorada Notícias FM 96,7, desde o dia 02 de janeiro de 2014. Membro da equipe esportiva Show de Bola da Rádio Barbalha FM. Sócio do Rotary Clube de Barbalha – Distrito 4490. Membro sócio do Círculo Operário de Barbalha. Fundador e diretor do site www.diariodocariri.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: