Saiba quais escolas vão passar pelo Sambódromo nesta segunda-feira
Imperatriz Leopoldinense, Portela e Unidos da Tijuca encerram a noite.
Mais seis escolas de samba vão desfilar nesta segunda-feira (3) na Marquês de Sapucaí, no segundo dia do Grupo Especial do Rio. Os desfiles começam às 21h, com a apresentação da Mocidade Independente. Em seguida, vão passar União da Ilha, Unidos de Vila Isabel, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Unidos da Tijuca.
O público vai poder acompanhar enrefos que falam sobre carnaval, infância, o sertão brasileiro, a cidade do Rio de Janeiro, e ainda sobre dois grandes esportistas brasileiros, o jogador de futebol Zico e o tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna.
Veja abaixo os destaques das escolas:
Mocidade
A Mocidade Independente de Padre Miguel vai homenagear o carnavalesco Fernando Pinto, que deixou sua marca registrada fazendo os carnavais “Ziriguidum 2001, um carnaval nas estrelas” e “Tupinicópolis”, para a Mocidade. Com o enredo "Pernambucópolis", a escola tenta acabar com o jejum de títulos, que vive desde 1996, último ano em que foi campeã.
União da Ilha
Na sequência, a União da Ilha vai transformar o Sambódromo em um paraíso para as crianças. Com o enredo “É brinquedo, é brincadeira – A Ilha vai levantar poeira”, a escola da Ilha do Governador promete agitar a Sapucaí com alegria, emoção, simpatia e comunicação fácil com público. A escola vai abrir o baú da memória infantil e retirar lembranças e a história da evolução dos brinquedos desde o século XVI até os dias de hoje. As brincadeiras também estarão presentes no desfile, onde haverá ciranda, peteca, pipa e pião.
Vila Isabel
A terceira escola a passar pela Marquês de Sapucaí nesta segunda é a Unidos de Vila Isabel. Campeã do carnaval de 2013, a Vila Isabel faz um recorte do sertão brasileiro, mostrando os contrastes de diferentes regiões do país no enredo “Retratos de um Brasil plural”. Os retratos do sertão do Brasil serão mostrados desde as rendeiras do Ceará e Rio Grande do Norte, passando pelas quebradeiras de coco do Maranhão, Piauí e Pará até a vida nos pampas gaúchos e sua tradição pecuária.
Imperatriz
Em seguida, quem entra na avenida para brigar pelo título do Grupo Especial no carnaval de 2014 é a Imperatriz Leopoldinense. A verde-e-branco de Ramos vai homenagear Arthur Antunes Coimbra, o Zico. Para que o carnavalesco Cahê Rodrigues não ficasse restrito a elementos futebolísticos, o enredo pegou carona no nome de rei do ex-jogador para contar a história do craque como se fosse um grande conto real. Intitulado "Arthur X – O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz", o enredo começa falando sobre a infância do campeão do futebol no Subúrbio do Rio, passando por sua trajetória vitoriosa no Flamengo até os seus 61 anos, completados nesta segunda.
Portela
A penúltima escola a cruzar a Passarela do Samba é a Portela. Há 29 anos sem ganhar um carnaval, a azul-e-branco de Oswaldo Cruz aposta no simbolismo para conquistar o título. Vinte e duas águias passarão pela avenida: 21 representando os títulos que venceu e uma simboliza o que está por vir. O enredo "Um Rio de mar a mar: do Valongo à Glória de São Sebastião" conta a história da cidade e a capacidade do carioca de se adaptar a tantas mudanças.
Alba Valéria Mendonça e Isabela MarinhoDo G1 Rio




Comentários