Chuva de 70 milímetros causa estragos e deixa as ruas vermelhas de barro

A data comemorativa da libertação dos escravos no Estado do Ceará, nesta segunda-feira 25 de março, foi altamente positiva para muitos cearenses, pois com a data vieram boas chuvas para várias regiões do interior, no Cariri as precipitações pluviométricas molharam vários municípios.

Barbalha está entre os 97 municípios cearenses que choveu na madrugada desse dia 25 de março, a chuva veio pela madrugada inteira e se prolongou até por volta das 08 horas da manhã, e amenizou o calor que fez durante o Domingo dos Ramos, que foi muito quente o dia inteiro.

As Terras dos Verdes Canaviais foram banhadas por uma chuva de 70 mm, segundo os registros da Funceme pelo levantamento pluviométrico realizado na manhã de ontem mesmo.

É bem verdade que a chuva foi calma, que muita gente dormiu tranquilo e o clima que estava muito quente, suavizou, porém, no período da manhã de ontem, segunda-feira, alguns estragos foram registrados na cidade e zona rural. Mas conforme as informações levantadas houve apenas danos materiais, não houve registro de vítimas. 

Conforme as informações enviadas para o nosso trabalho jornalístico, a comunidade do Parque Bulandeira foi a que mais sofreu bastante com as águas das chuvas, nas áreas mais baixas casas sofreram inundações, móveis foram atingidos e, imóveis danificados, no caso de muros que caíram não resistindo a pressão da força das águas.

Já no perímetro urbano, o barro vermelho arrastado pela correnteza das águas da chuva que descem do Conjunto Nassau, deixou um rastro de problemas para a limpeza pública, por exemplo, nas Avenidas Julis Rimet, Pio Sampaio e outras, situadas nos Bairros Cirolandia, Bela Vista e Vila Santo Antônio, se tem a impressão que o asfalto não é de cor preto e sim vermelho, isso pela quantidade de barro vermelho que carregado pelas chuvas das áreas do Conjunto Nassau, área urbana que ainda tem pavimentação. Outro sério problema sério é o desnivelamento da pavimentação em pedra tosca,situação essa que se arrasta há muitos anos com a construção de calçamento sem o menor critério no quesito qualidade, o resultado está ai com inúmeras poças de água nas ruas da cidade de Barbalha. 

Silva Neto