Conselho Tutelar cumpre determinação judicial e barra a farra dos “Caretas”

O Conselho Tutelar e Juizado da Infância e Adolescência de Barbalha têm em mãos ordem expressa da Promotoria da Vara da Infância e Adolescência de Barbalha, para recolher todo o material usado por crianças e adolescentes na farra dos “Caretas”.

Crianças e pré-adolescentes de Barbalha, individual ou em grupo tipicamente trajados com roupas cobrindo todo o corpo e mascara no rosto de cada “Careta”, algumas dessas mascaras até assustadoras, vinham eles desde o início deste mês de março causando sérios transtornos pelas ruas da cidade, no comércio e principalmente nos sinais de trânsito com pedido de ajuda financeira.

As crianças e adolescentes na farra dos “Caretas” além de estarem se arriscando no transito podendo causar um acidente e ser até atropelado a qualquer momento, tem um outro sério agravante, nos últimos dias partiu de proprietários de veículos denúncias e queixas de pequenos furtos de objetos de dentro dos veículos.

O caso foi notícia aqui no site diaridocariri.com e também chegou aos poderes constituídos, como na Câmara Municipal, no Conselho Tutelar e no Juizado da Criança e Adolescência de Barbalha, sendo repassado o problema para a Promotoria da Vara da Infância e Juventude.

Ciente dos problemas e dos reclames da sociedade, a Promotoria da Vara da Infância e Juventude de Barbalha, reuniu os dois órgãos Conselho e Juizado determinando via ordem judicial o recolhimento de todo o material usado pelas crianças e adolescentes na farra dos “Caretas” em Barbalha. 

Neste sábado dia 16/03, Agentes do Conselho Tutelar e do Juizado da Infância e da Juventude de Barbalha realizaram conjuntamente ação de combate a chamada farra dos “Caretas” recolhendo chocalhos, mascaras e todos apretestos usados por eles, bem como os pais estão sendo notificados sobre o problema e em caso de reincidência do filho o assunto terá uma posição na forma da Lei perante a Promotoria da Vara da Criança e Adolescência de Barbalha.

Silva Neto