Águas do Rio São Francisco podem banhar Barbalha

Pelo Governo Federal mesmo que de forma lenta vai acontecendo à construção da transposição do Rio São Francisco, o velho Chico cruzará várias regiões do interior cearense e pelo Governo do Estado do Ceará, gradativamente, vai avançando o projeto Cinturão das Águas do Ceará (CAC).

Barbalha poderá ser beneficiada pelo projeto do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), uma equipe técnica do Governo do Estado do Ceará, está realizando estudos geográficos para a construção de sistema gravitário das águas do Rio São Francisco.

De acordo com as informações chegadas ao www.diariodocariri.com na manhã do último sábado, na semana que passou membros do governo Cid Gomes estiveram nas regiões entre as Cabeceiras e Correntinho, sendo visitadas as áreas territoriais dos Sítios Barro Branco e Taquari.

Ainda segundo as informações repassadas para a nossa reportagem, sobre esse importante assunto, reuniões preliminares já estão acontecendo com moradores de terras por onde devem passar o leito das águas do Rio São Francisco pelo sistema gravitário do projeto Cinturão das Águas do Ceará (CAC).  

Para esta semana os trabalhos vão ter prosseguimento e novas reuniões devem ser realizadas, inclusive, agenda-se uma grande reunião entre moradores e agricultores das áreas onde já estão acontecendo os estudos geográficos com a presença de membros dos governos estadual e municipal, que segundo se detalhou essa reunião pode acontecer na próxima sexta-feira na cidade de Barbalha.

Segundo a fonte informativa, já é visível a preocupação de muitos moradores das áreas rurais por onde devem ser construídas as obras do Cinturão das Águas do Ceará em Barbalha no que diz respeito aos seus direitos indenizatórios, pois, existem localidades que os moradores terão suas residências demolidas por conta do leito do canal. Esse e muitos outros questionamentos estão sendo levantados pelos moradores que já estão recebendo as visitas das equipes do Governo do Estado tratando do assunto.

O Projeto Cinturão das Águas do Ceará (CAC) canalizado pela Transposição das Águas do Rio São Francisco pelo sistema gravitário levará água para 93% do território cearense, tendo como prioridade as regiões, mas secas e as que têm potencial turístico e econômico no Estado do Ceará. 

Silva Neto