Na tarde desta quinta-feira (24), no Sítio Lagoa zona rural de Barbalha, a Companhia de Polícia do Meio Ambiente (COMA) fez a apreensão de trinta e uma (31) aves silvestres que estavam em várias gaiolas na residência de um homem que foi identificado apenas pelo nome de “Primo” tido como proprietário das aves.
A operação de apreensão das aves foi realizada sob o comando do PM Silva Thê, que não conseguiu localizar o proprietário das aves, que segundo ficou patente o homem conhecido como “Primo” fugiu com a chegada da equipe da CPMA.
De acordo com a equipe da CPMA dentre as aves apreendidas, o pássaro Vivi está na lista de aves ameaças de extinção, por outro lado, após uma rápida avalição a maioria das aves apresentava sinais de maus tratos. Como as aves foram encontradas separadas em diversas gaiolas os homens da CPMA acreditam que as mesmas estavam prontas para venda.
LEI, MULTA E DETENÇÃO:
Pela Lei vigente, quem cria ou comercializa aves da fauna silvestre, a multa é de R$ 5.000,00 para as aves que estão na lista de extinção e, R$ 500,00 para as aves que não estão na lista de ameaçadas de extinção, e ainda a punição com pena de detenção que vai de três (03) a doze (12) meses.
Silva Neto com informações de pessoas do local
Comentários