Barbalha-CE: Dona Maria Aires Furtado, 90 anos de vida e exemplo

No Sítio Melo área rural de Barbalha eram 10 de janeiro de 1923 nascia uma menina que na Pia Batismal recebeu o nome de Maria Aires Furtado, com o passar dos anos ela cresceu, na luta diária já na sua adolescência herdou de seus pais a função de agricultora. Porém, queria mais, e aprendeu a costurar sendo a estilista da época para o povo do pé-de-serra, principalmente, para as comunidades mais próximas do Sítio Melo.

Na época todo aprendizado no banco escolar durou apenas seis meses. Mas, mesmo fora da sala de aula, continuou perseverante em ler e escrever para aprender mais.

Aos 13 anos começou gostar de um rapaz e passaram 17 anos para casar. Da prole são nove filhos, sendo oito vivos e uma menina morreu.

Dos oito filhos hoje tem 16 netos.

5 netos estão na medicina, dois já formados, dois se formam no próximo ano, e um em 2015;

5 outros são odontólogos;

1 formado em educação física;

1 formado em farmácia;

2 enfermeiros profissionais;

1 formado em ciências de computação e 1 assistente social.

A educação e a formação profissional são a base de tudo dentro da família.

Dona Maria Aires Furtado é devota do Divino Pai Eterno, reza o terço todos dias da semana, é lúcida, alegre e muito segura de sua missa de mãe, os filhos e netos são seus maiores presentes de vida.

Essa mulher guerreia é exemplo de personalidade, de humildade, de cidadania, é uma flor de raro perfume com aroma de felicidade para toda a família.

Silva Neto