Barbalha-CE: Presépio que conta parte da história de Barbalha

O Guia Turístico, Francisco Cândido de Barro, conhecido por Jackson, pessoa que tem grande e forte ligação com a cultura da Terra dos Verdes Canaviais, que tem grande folha de serviços prestados as bases culturais de vários seguimentos representativos da sociedade, também é um defensor da bonita história do presépio do tempo do nascimento do Menino Jesus.

No Largo Maria Noêmia Cândido “Dona Deca”, casa de nº 68, reside Francisco Cândido de Barro, o Jackson, o qual há duas décadas constrói um presépio, um mais bonito que o outro a cada ano que remonta essa história.

Tudo começou ainda quando o mesmo morava na Capital do Ceará, Fortaleza, quando ainda criança ajudava o Capelão da marinha a montar o presépio no Quartel, também admirava a montagem de presépio no Rio de Janeiro em casa de parentes, dai nasceu no seu interior o desejo de quando conseguisse construir a sua casa própria também passaria a montar um presépio.

Com sua residência construída no Bairro Cirolandia, Francisco Cândido de Barro, popular Jackson, nos últimos 20 anos tem montado o presépio, porém, de uma forma que conjugue a história do nascimento do Menino Jesus com parte da história da Barbalha.

O PRESÉPIO NA BARBALHA TEM PEÇAS REPRESENTATIVAS COMO:

- Solar Maria Olímpia que representa o Palácio de Rei Herodes

- Cacimba do povo, que foi construída em 1868 pelo padre Ibiapina

- Igreja da Natividade

- Casa de Mãe de Aiá

- Mulher pegando água na Fonte da Taboqueira

- Rio Salamanca

- Negros da época da escravidão

- Capoeirista

- Mandacaru representando a seca nordestina

- Reis Magos seguindo viagem para visitar o Menino Jesus

- Animais da pré-história que habitavam o Vale do Salmanca, e muitas outras peças que transporta-nos para as duas histórias que representam o nascimento de Jesus e a Barbalha de Santo Antônio.

Se você quer ver o Presépio e conhecer melhor essa história, procure a casa de Jackson, no Largo Maria Noêmia Cândido “Dona Deca”, casa de nº 68 no Bairro Cirolandia. 

Silva Neto