Missa, folclórico e pau de bandeira de Santo Antônio reúne milhares de pessoas em Barbalha

Barbalhense e visitantes se unem em oração, fé e devoção a Santo Antonio

31 de maio, domingo histórico para a Festa de Santo Antonio de Barbalha, às 09hs, a Igreja Matriz ficou pequena para devotos, grupos religiosos, grupos folclóricos, representações sociais e comunitárias, visitantes e por ser um ano de política partidária também registrando-se grupos políticos das alas de situação e da oposição ao Governo do Ceará.

Fotos SilvaNetodiariodocariri.com.br

A missa foi presidida pelo Padre Cícero José, da Basília de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte e concelebras pelos padres: 

Padre Joaquim Ivo Alves dos Santos pároco da paróquia santo Antônio Barbalha.

Padre Luciano Virgulino Coêlho Vigário Paroquial da paróquia santo Antônio BARBALHA.

Padre João Eymard Duarte Feitosa colaborador da paróquia santo Antônio de Barbalha 

Padre Georgetown Granjeiro (Nino Grangeiro) colaborador da paróquia santo Antônio de Barbalha 

Padre Francisco das Chagas, colaborador da paróquia santo Antônio de Barbalha 

Padre Raimundo Pedro Vigário, Paroquial do Santuário basílica menor de Nossa Senhora das Dores, Juazeiro do Norte 

Padre Cícero Cladson, administrador da Área Pastoral Bom Jesus dos Aflitos, Distrito do Caldas, Barbalha

Padre George de Brito, pároco da paróquia São Vicente de Paulo, Alto da Alegria, Barbalha

Diácono Rafhael Hernandez do Nascimento, paróquia Santo Antônio de Barbalha 

Diácono Francisco da paz, paróquia São Vicente de Paulo, Alto da Alegria, Barbalha.

Grupos folclóricos fizeram suas participações apresentando Ofertório Cultural com: 

Água – representando as nossas nascentes

Cana de açúcar – representando a terra dos verdes canaviais 

Banana e macaxeira – representando a agricultura 

Batida – representando os engenhos 

Imagem de Santo Antônio – representando a empresa Kinkal 

Mala de couro – identificando o nosso artesanato 

Carne de sol e queijo – focando a comida típica dos vaqueiros da Região do Cariri

E as bandas cabaçais – representando nossos bens materiais e o potencial cultural de Barbalha, trabalho de muita organização de Gorete Amorim da Secretaria de Cultura de Barbalha.

No contexto da cultura popular vale o registro a parte, que este ano, a grande novidade no cortejo folclórico foi a chegada do Grupo Folclórico Infantil do Sítio Farias, composto por cinco garotos e adolescentes com coordenação e apoio do professor Mariano Alves. 

Depois da missa, todos os grupos da cultura populares realizaram grande e emocionante desfile de cores, adereços, brilhos, cânticos populares, danças com todas as manifestações enaltecendo o folclore de Barbalha. 

Silva Neto