“Capitão” detalha a escolha do jatobazeiro para o pau da bandeira de Santo Antônio
Paróquia pelo pároco Joaquim Ivo trabalha intensamente na organização da programação religiosa
Os dias passam nos aproximando cada vez mais da Festa de Santo Antônio 2025, é com grande expectativa que a população barbalhense está fazendo a contagem regressiva para o corte da árvore jatobazeiro, que, escolhido para no dia 1º de junho colocar a bandeira de Santo Antônio a cerca de 22 metros de altura abrindo as festividades do santo casamenteiro é grande.
Veteranos carregadores com larga experiência membros de apoio e o “Capitão” do pau da bandeira de Santo Antônio, Rildo Teles, já estiveram no Sítio Flores a procura da árvore, um grande jatobazeiro foi escolhido para ser cortado na sexta-feira dia 16.
Na sexta-feira próxima, no amanhecer do dia carro de som, gira a cidade acordando o povo com as canções que marcam os festejos do padroeiro de Barbalha, os carregadores vão para o mercado central onde acontece o café da manhã dos carregadores, depois acontece o cortejo pelas ruas do centro da cidade até a igreja matriz para a bênção do padre, sem seguida o cortejo de carregadores retoma as ruas da cidade para o ir ao sítio cortar o jatobazeiro.
O “Capitão” do pau da bandeira de Santo Antônio, Rildo Teles, detalha que o jatobazeiro será mais um desafio para os carregadores, que, deve ficar entre 22 a 23 metros de comprimento, a ser carregado nos ombros dos carregadores para o hasteamento da bandeira do santo casamenteiro no domingo dia 1º de junho.
Já por parte da Paróquia de Santo Antônio, o pároco Joaquim Ivo está muito empenhado na organização da festa religiosa, as celebrações, as quermesses, leilão, a rifa com um carro zero km e outras ações.
Silva Neto – imagens reprodução via Wescley Araujo





Comentários