Mirante do Caldas começa hoje oficinas de máscaras, adereços e xilogravuras do IV Festival de Caretas do Pé de Serra

No Complexo Mirante do Caldas a cultura é nosso forte

Mirante do Caldas promove o IV Festival de Caretas do Pé de Serra com oficinas de máscaras, adereços e xilogravuras 

Algumas atividades culturais são tradição na Vila do Caldas. Uma delas é o IV Festival de Caretas Pé de Serra de Barbalha, celebração cultural rica em tradição e história, e que em mais um ano, conta com o apoio do Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC).

O Complexo Ambiental Mirante do Caldas, nos dias 09 e 10, das 13h às 17h, estará promovendo oficinas de máscaras, adereços e xilogravura para o IV Festival de Caretas do Pé de Serra de Barbalha. A programação segue no dia 16, das 13 às 17hs, com a oficina de xilogravura de máscara. As oficinas serão realizadas no Centro de Interpretação Histórica e Ambiental no Caldas.   

A oficina de confecção de máscaras e adereços, será ministrada por Tiago Sales, e a oficina de xilogravura, será aplicada por Francisco Correia Lima, o Francorli, os participantes terão a oportunidade de aprender essa técnica e criar suas próprias obras de arte inspiradas na cultura dos caretas, e em outros temas regionais.

No sábado, dia 19, às 8h, na Praça Maria do Rosário, durante o IV Festival de Caretas Pé de Serra de Barbalha, será a culminância dessas oficinas que contará também com a III Malhação do Judas: o Caldas no resgate a tradição, a partir das 12h, tradicional movimento que acontece há mais de 50 anos na Vila do Caldas.

As máscaras desempenham um papel central no festival, simbolizando a transformação e a ale-gria. As oficinas de máscaras e adereços e de xilogravura são uma forma de preservar e promover essa importante tradição cultural.  

Silva Neto – Colaboração: Direção do Mirante do Caldas – Fotos via redes sociais