Barbalha-CE: Quatro setores colocam Barbalha entre as 10 cidades com maior índice no IDM

Pesquisa divulgada no domingo próximo passado dia 02 de dezembro, pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), aponta as 10 cidades cearenses com maior índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), numa amostragem referente ao ano 2010, e Barbalha está entre os 10 municípios.

De acordo com a pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o Ceará melhorou seu desenvolvimento no tocante a Região Nordeste, conforme os dados levantados o Estado do Ceará passou de 0,7129 no ano de 2009 para 0,7333 em 2010, o que significa na escala do IDM um crescimento de 2,9%. E esse crescimento é pelo segundo ano consecutivo.

Pela pesquisa da Firjan, as 10 cidades que obtiveram o maior índice de Desenvolvimento Municipal são:   

Eusébio

São Gonçalo do Amarante

Maracanaú

Fortaleza

Juazeiro do Norte

Horizonte

Sobral

Russas

Barbalha

Caucaia.

É importante frisar que na grande Região do Cariri apenas Juazeiro e Barbalha se destacaram no IDM. Barbalha essa cidade com pouco menos de 60 mil habitantes, alavancou progresso e desenvolvimento nos últimos quatro anos, mas, precisa melhorar ainda mais seus indicadores sociais e continuar firme entre as 10 cidades cearenses com maior Índice de Desenvolvimento Municipal.

A pesquisa também mostra os municípios cearenses com os piores desempenhos no ano de 2010, os quais são: Quiterianópolis, Reriutaba, Tarrafas, Granja, Mombaça, Saboeiro, Ibaretama, Martinópole, Chaval e Granjeiro. Naquele ano, o Ceará teve um crescimento moderado em comparação com o ano anterior no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM).

No trabalho da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a pesquisa para apontar as cidades com maior e pior IDM busca as principais colunas de desenvolvimento nas áreas de emprego e renda, educação e saúde, esses indicadores são os principais dentro da pesquisa feita entre os 5.556 municípios brasileiros.

No Ceará que tem 184 municípios, Barbalha deixou para trás 170 cidades para ficar entre as 10 com o maior IDM – Índice de Desenvolvimento Municipal.

Silva Neto com detalhes da pesquisa Firjan