Primeira edição da ExpoCariri reúne tecnologia, inovação e sustentabilidade no Campo em Barbalha
Nos três dias de evento, é esperado um público de 3 mil pessoas
Campo da Embrapa Algodão, em Barbalha. Foto: divulgação
Durante o evento, será feito o lançamento do projeto “Algodão do Ceará”, e realizada a inauguração da Sede Regional do Sistema Faec/Senar no Cariri
O município de Barbalha, no Cariri, recebe de 6 a 8 de dezembro de 2024 a primeira edição da ExpoCariri, feira agropecuária promovida pelo Sistema Faec/Senar e Embrapa Algodão, em parceria com Sebrae, Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e Governo do Ceará. O evento, que reunirá representantes de 25 municípios da região sul do Estado, será realizado no Campo Experimental da Embrapa Algodão, na Rodovia Otávio Sabino Dantas (Corredor dos Sabinos), em Barbalha.
No sábado (7) pela manhã, será realizada a Inauguração da Sede Regional do Sistema Faec/Senar no Cariri, e logo depois terá início o Encontro de Produtores Rurais, durante o qual serão apresentadas as ações do Sistema Faec/Senar e será feito o lançamento do projeto “Algodão do Ceará”, variedade de algodão de fibra longa que está sendo desenvolvida no local pela Embrapa. A ideia, segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, é revitalizar a cotonicultura no Estado, com um produto de alto valor agregado.
Na sexta-feira (6), a Faec promove o Encontro de Mulheres do Agro do Cariri e o Encontro de Jovens do Agro Cearense – edição Cariri, com palestras sobre o protagonismo feminino no campo, liderança e empreendedorismo no agronegócio, dentre outros assuntos.
A ExpoCariri será realizada em um ambiente de 10 hectares de área irrigada e plantada e contará com a participação de mais de 40 empresas expositoras. Nos três dias de evento, é esperado um público de 3 mil pessoas, entre produtores rurais, técnicos, pesquisadores, empresários e interessados em geral.
A programação inclui palestras técnicas de seis unidades da Embrapa (Algodão, Mandioca e Fruticultura, Semiárido, Cerrados, Milho e Sorgo) além da participação de Instituições de Ensino como UFCA, IFCE, Fatec e de empresas do setor. O público-alvo são pequenos, médios e grandes produ-tores rurais, além de técnicos e alunos.
A ExpoCariri é promovida pela Faec, Embrapa, Federação das Indústrias (Fiec), Sebrae, e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). O evento visa fortalecer a agricultura local, incentivar a adoção de novas tecnologias e fomentar o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário no Cariri.
Programação
Sexta-feira, 6 de dezembro
-Encontro Mulheres do Agro:
9h00: Abertura e Posse da Comissão Estadual das Mulheres do Agro da Faec
9h30: Palestra “Propósitos que Transformam Negócios”
10h20: Palestra “A Força Feminina e o seu Protagonismo no Agro Nordestino”
11h00: Palestra “Elas são Força e Voz do Agro no Cariri Cearense”
-Encontro de Jovens do Agro:
14h00: Abertura
14h30: Palestra “Liderança Empreendedora no Agronegócio: Desafios e Oportunidades”.
15h30: Palestra “Arranjos produtivos Locais: Um Celeiro de Novas Lideranças”
16h30: Palestra “Jovens Liderando o Agro: Caso de Sucesso em Santana do Cariri”.
17h30: Encerramento
Sábado, 7 de dezembro
8h00: Inauguração da Sede Regional do Sistema Faec/Senar.
-Encontro de Produtores Rurais do Cariri:
9h00: Credenciamento.
10h00 às 13h00: Apresentação das ações do Sistema Faec/Senar na região do Cariri.; Lançamento do plantio de algodão; Pronunciamento das autoridades presentes.
13h00: Churrasco de Fogo de Chão.
Serviço
Data: 6 e 7 de dezembro
Hora: a partir das 9 horas
Local: Campo Experimental da Embrapa Algodão. Avenida José Bernardino Leite, 4000. Km 4, Buriti, Corredor dos Sabinos. Barbalha-CE.
https://portalterradaluz.com.br/principal/feira-agropecuaria-primeira-edicao-da-expocariri-reune-tecnologia-inovacao-e-sustentabilidade-no-campo-em-barbalha/
Comentários