Complexo Ambiental Mirante do Caldas mescla arte, cultura e educação ambiental na programação de setembro

Palestras ambientais, apresentações artísticas, eventos esportivos, ações formativas e o projeto Mirante Itinerante.

O Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza no mês de setembro, uma programação variada e com diversas atividades envolvendo palestras ambientais, apresentações artísticas, eventos esportivos, ações formativas e o projeto Mirante Itinerante.

Os ciclos de palestras ambientais trarão as seguintes temáticas: dia 06, das 13h às 17h, no  CEN-TEC de Barbalha, “Gestão integrada dos recursos naturais – conservação de solo e água e os processos de restauração florestal socioprodutiva”, ministrada pelo biólogo Magno Antônio e pelo engenheiro agrônomo Josué Dantas; no dia 18, das 13h às 17h, no Centro de Interpretação, “Como enfrentar as crises ecológicas da atualidade”, ministrada pelo professor Rárisson Sampaio; já no dia 20, serão dois temas, das 8h30 às12h30, “A importância da fauna para o equilíbrio ecológico”, com o sargento Otoniel Moreira; e das 13h às 17h, “A importância da permacultura para o equilíbrio ambiental”, com a palestrante Brisa Cabral. E para fechar, dia 27, das 9h às 13h, “Ecos-sistema de inovação social do Cariri: potenciais turísticos de integração”, com a professora Lívia Nogueira.

Para os amantes de cinema, o Mirante Itinerante estará na segunda, 09, às 9h30, no auditório Bárbara de Alencar, na UFCA, com palestra e a exibição do documentário “Suíte do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto”, dos artistas Pingo de Fortaleza e Rosemberg Cariry. E a Feira Mirarte estará nos dias 13 e 14, das 8h às 15h, no Balneário do Caldas; e no dia 21, na Praça Maria do Rosário, na Vila do Caldas, das 18h às 21h.

A ação formativa desse mês será voltada para o projeto do Borboletário, a ser realizada no dia 13, das 13h às 17h, no Centro de Interpretação, com a temática “Paleontologia da Bacia do Araripe”, e ministrada pela professora e Dra. Edenilce Peixoto. E para aqueles adeptos da prática esportiva da corrida, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas será palco do aniversário de dez anos do CORCHA, grupo reconhecido por promover a prática esportiva, a preservação ambiental e o desenvolvimento regional sustentável, que acontecerá dia 15, das 6h às 10h, na Estação Cruzeiro do Caldas.

Na parte cultural, quem visitar o equipamento no dia 15, a partir das 16h, poderão aproveitar o Programa Arte na Chapada DUO, com show dos artistas Thomás Ravelly no trombone, e Wesley Santana no teclado. O momento acontece no Cruzeiro Mirante do Caldas, com um lindo pôr do sol.

E encerrando as atividades, será realizado, no dia 21, a partir das 19h30, na Praça Maria do Rosá-rio, show do artista André Macambira, que traz um repertório que mescla músicas autorais de alguns momentos da carreira, músicas inéditas nunca gravadas em álbuns, e releituras de alguns clássicos da música nordestina e brasileira.

O Complexo Ambiental Mirante do Caldas disponibiliza também as visitas guiadas. Onde instituições, entidades e pessoas interessadas podem realizar o agendamento por meio de link presente na bio do perfil do equipamento nas redes sociais. 

https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=rm&ogbl#inbox/FMfcgzQVzPCHBmdLrqllSKMGfVwGtPTr