Barbalha-CE: Chuva de 15.5 mm marca o último dia de Novembro 2012

O tempo quente, o calor insuportável, o sol abrasador, a terra seca, os animais sem pasto, e o precioso líquido ficando cada vez mais difícil, resultado, seca braba na Região do Cariri, uma soma de fatores negativos colocando desalento e castigando as comunidades urbanas e rurais.

Mas, nesta sexta-feira 30 de novembro, pela madrugada o tempo mudou nos céus de Barbalha, as nuvens escuras se abriram molhando as Terras dos Verdes Canaviais.

De acordo com o registro do pluviômetro oficial da Funceme em Barbalha, a chuva no amanhecer do dia dessa sexta-feira foi de 15.5 mm, não é uma chuva grande, mas, veio para minimizar a alta onda de calor estava causando grande impacto na vida do ser humano.

O sertanejo é mesmo um homem perseverante, apesar da seca prolongada, mesmo contando com os prejuízos de não ter colhido a safra deste ano, ele não perde por esperar o tempo, e quando esse tempo lança novos sinais, esse sertanejo se anima, muda imediatamente o seu raciocínio, joga fora a tristeza e estampa o sorriso no rosto passando a acreditar que essa primeira chuva na virada de novembro para dezembro é o primeiro sinal de que Deus não abandonou o homem do campo.

Na manhã dessa sexta-feira, já tinha agricultor comentando com alegria a chuva do amanhecer do dia e afirmando se der mais duas chuvas neste mês de dezembro à gente planta. 

 

Ainda de acordo com os registros da Funceme, choveu em outros municípios da Região do Cariri, sem a maior precipitação na cidade de Assaré, lá choveu 36 mm.

Silva Neto em conversa com sertanejos