Carregadores cortam o pau da bandeira de Santo Antônio em Barbalha

Dia 2 de junho têm o tradicional carregamento e hasteamento do pau da bandeira

Depois de cortado pau da bandeira sendo retirado de dentro da mata do Sítio São Joaquim 

Pau de bandeira cortado abre o clima da festa de Santo Antônio em Barbalha  

17 de maio, um dia marcante na cultura popular da cidade de Barbalha, rica com águas cristalinas e matas no pé de serra da chapada do Araripe, lugarzinho lindo com mais de 70 mil habitantes, que, amanheceu em clima de festa do padroeiro Santo Antônio. Às 5hs da manhã carro de som já circulando os bairros tocando músicas tradicionais em louvor ao santo casamenteiro e, os carregadores chegando no mercado central para o tradicional caldo de Santo Antônio com a participação do pároco padre Joaquim Ivo. 

Às 08hs, cortejo do corte do pau da bandeira saindo do mercado central passando por ruas do centro da cidade para a igreja matriz, lugar da benção pelo reverendo, momento ímpar para os carregadores com as recomendações do padre Ivo, para Barbalha fazer uma festa com fervor, devoção e fé ao padroeiro, que, a festa seja motivo de paz, de harmonia, felicidade e união entre todos os barbalhenses e visitantes, finalizando o padre Ivo, pontuou que a festa de Santo Antônio é tempo de renovar a fraternidade e que todos os carregadores cuidem uns dos outros para a festa do corte, do carregamento e do hasteamento seja tudo em paz. 

Depois da bênção final, os carregadores e muitas barbalhenses que acompanham a tradição seguiram para a Mata do Sítio São Joaquim, lugar que já foi cortada mais 80 paus parta ergue a bandeira de Santo Antônio. 

Pouco antes das 11hs, o pau dóia como é conhecida popularmente ou copaiba estava cortado, um desafio com mais de 20 metros de tamanho e mais de um metro de circunferência no tronco. Retirar o pau dóia de dentro da mata não foi fácil, foi preciso determinação, garra, força, coragem e muito empenho puxar e levar o pau para a denominada cama, lugar que fica até o domingo 2 de junho, quando acontece o tradicional carregamento e hasteamento sob o comando do “capitão” Rildo Teles e cerca de 300 homens carregando a tradição da festa imaterial nacional. 

O corte do pau da bandeira foi uma grande festa popular com muita tranquilidade, participação do prefeito, Guilherme Saraiva, da Primeira-dama, Catiane Landim, do Vice-prefeito, Vevé Siqueira, do Presidente da Câmara Municipal, Odair José de Matos e outros vereadores, da Secretária de Cultura, Gorette Amorim, do médico amigo, Dr. Francisco Carlos, e muitos outros amigos que enaltecem a Festa de Santo Antônio. 

Fotos: SilvaNeto e WescleyAraújo 

Silva Neto – Barbalha 17/05/2024