Câmara Municipal homenageia 10 mulheres outorgando a Comenda Mulher Destaque

Projeto de Lei de autoria do vereador Rildo Teles

Na manhã de hoje (27), no Plenário 13 de Junho, a Câmara Municipal de Barbalha comemorando o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, realizou sessão solene prestando homenagem a 10 mulheres valorosas, dinâmicas, guerreiras, de muitas ações e grande legado no magistério, na cultura popular e outras áreas profissionais de muita contribuição para Barbalha. As comendas estão respaldadas em Projeto de Lei de autoria do vereador Rildo Teles e na resolução de nº 08/2020. 

A Câmara Municipal realizou a Sessão Solene de Outorga da Comenda Mulher Destaque, com os trabalhos presididos pelo vereador Odair José de Matos, ladeado pelo vereador Rildo Teles e Efigênia Cruz, e convidada especial a empresária barbalhense Marília Amaro. 

O ato solenemente foi concorrido por estudantes, diretores e professores de escolas, familiares e amigos das mulheres que receberam a Comenda Mulher Destaque. 

O autor do Projeto de Lei, Rildo Teles, no uso da palavra fez honrosas considerações as mulheres homenageadas conforme nominalmente abaixo:   

Maria Helena Ferreira Santana

Helena é filha de seu cuíca e de dona Eliza. Helena trabalha com muito zelo na Câmara a muitos anos como economista. Trabalhou na empresa Cagece por mais 30 anos. Sempre muito dedicada em tudo que faz. É exemplo de mulher, mãe, profissional, para todos ao seu redor. Casou-se com Ivan, tem dois filhos, Davi que hoje é meu colega de profissão, e também assessor desta casa legislativa e Léo, um excelente rapaz que conquista cada um com sua espontaneidade. Helena é um exemplo de luta e perseverança constante para todos nessa casa. 

Talita Cruz Sampaio

Talita Cruz Sampaio é de Barbalha, filha de Geraldo cruz Sampaio e Francisca cruz Macedo. Talita é casada com Alexandre Quental, filho de Dr. Jácio e Lora (Dr. Jácio ,médico e ex-presidente desta casa legislativa). Talita é mãe de Artur e Felipe. Tem um currículo brilhante, aos 24 anos foi aprovada como defensora pública do Ceará, aos 25 anos foi aprovada no concurso para promotora de justiça do Ceará, e também com 26 anos foi aprovada, em primeiro lugar, sendo a juíza mais nova a tomar posse no Estado do Piauí. Devemos de fato, agraciar com está comenda uma mulher tão jovem que já se destaca no ramo judiciário. 

Antônia Paulina de Sousa (Paulina)

Dona Beta, esposa de seu Cassimiro ou seu Popó, como todo mundo conhecia trabalhou no Lyrio Callou, como professora e tesoureira. Grande mulher, mãe, profissional e que acompanhou muitos alunos inclusive eu e Dorivan. (Acho que ela foi do seu tempo e de Dorivan, lembro que na defesa do projeto Dorivan disse). 

Fátima Regina Pontes Dantas 

Fátima tem uma história brilhante aqui em Barbalha. Fundadora do IACC- instituto de apoio ao câncer, que já tem mais de 14 anos de fundação e que acolhe com hospedagem crianças e adolescentes de 45 municípios. Um trabalho com grande determinação que restaura e fortalece muitas famílias. 

Maria Hermínia - Dona Salô

Possuidora de uma grande família, lá do pé de Serra, precisamente da Macaúba, foi agricultura, zeladora, atendente de dentista, entre diversas outras funções.  Poeta, cordelista e que tem sua inspiração em seu pai José severo pessoa.  

Maria Libânia de Sá Barreto (Libânia)

Nasceu no sítio saquinho, no Crato. Professora renomada em toda a região. Irmã de Padre Murilo. Tem uma numerosa família a qual sempre acolheu todos com estima e gratidão. 

Maria Auxiliadora Xavier do Nascimento.  

Auxiliadora é uma empresária do nosso município. Contribui fielmente com a educação dos nossos Barbalhenses. Casou-se com Edson dos santos Nascimento, o qual faleceu na pandemia. Mãe de três filhos, Aiunne Rebeca, Sara Evelin e Eric Artur. 

Maria Aline Pereira 

Professora, pós-graduada em gestão escolar. Nasceu no brejo santo, mas que chegou em nosso município em 1981. Em 2019, era diretora da escola Sebastião Santiago da paz, escola que recebeu o prêmio nota 10. Trabalhou como voluntário no poder judiciário. É agente do juizado da infância e juventude. E atualmente faz um trabalho belíssimo no Raul Coelho.  

Maria Aglair da Graça 

Nascida no dia 19 de outubro de 1941, filha de Irineu Avelino da Graça e Beatriz Quezado da Graça, com quem aprendeu artes manuais como crochê e bordado, com os quais completava a renda familiar.

Estudou no Colégio Nossa Senhora de Fátima, onde completou o magistério em 1962. Foi convidada pelas irmãs que administravam essa instituição de ensino para ser alfabetizadora, exercendo com maestria a tão grandiosa e importante missão de ensinar a ler e escrever. 

Em 1964, foi contratada pelo Estado para compor o primeiro quadro docente do Virgílio Távora, que, na época, estava sendo inaugurado. Nessa mesma escola, exerceu também a função de vice-diretora. 

Foi professora fundadora da Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra no curso do magistério, ministrando disciplinas afins. 

Em 1984, aposentou-se do Estado e, motivada pela sua mãe, decidiu, com a ajuda de suas irmãs, fundar uma escola de educação infantil “Bem Me Quer”. 

Maria do Carmo - Dona Duca por motivo de força maior não se fez presente à solenidade. 

Silva Neto – Fotos SilvaNetodiariodocariri.com.br